Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Além de atualização, curso de acessibilidade busca mudar a atitude das pessoas

"O Crea-MT entrou nessa briga porque deveria ser natural às pessoas, assim como se conduz um filho, fornecer acessibilidade a todos". A declaração foi feita pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Engenheiro Civil Tarciso Bassan, durante a abertura na noite dessa segunda-feira, 23 de junho, no auditório do Crea-MT, do curso de "ACESSIBILIDADE A EDIFICAÇÕES, MOBILIÁRIO, ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS URBANOS", promovido pela Comissão de Acessibilidade do Regional.


De acordo com Bassan, o Crea-MT existe para salvaguardar a sociedade com a fiscalização do exercício profissional. O presidente também destacou a necessidade de conscientização de que há necessidade de promover a acessibilidade não somente a deficientes físicos, mas também a pessoas com mobilidade reduzida como é o caso de idosos, obesos e gestantes. "Primeiro estamos conscientizando para que a acessibilidade aconteça de forma natural, mas ressalto que se for necessário será cobrada através de leis e fiscalização", afirmou.

Os representantes dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande elogiaram a iniciativa do Conselho e afirmaram que serão mais criteriosos quanto aos itens de acessibilidade em projetos a serem desenvolvidos e aprovados pelo corpo técnico das secretarias. "Nove profissionais da Smades participaram desse curso promovido pelo Crea por que queremos ajudar a construir uma cidade mais aberta, mais acessível e mais democrática para todos", declarou Arquimedes Pereira Lima Neto.

Os participantes do curso também contarão com a contribuição do procurador chefe da República do Estado de Mato Grosso, Gustavo Nogami, que palestrará na quinta-feira, 25, sobre as conseqüências civis e penais não só previstas para os gestores, mas também para os profissionais que estão envolvidos na esfera pública.

Benefícios alcançados pela sociedade local no quesito mobilidade urbana foram lembrados pelo deputado estadual Mário Lúcio, como os primeiros ônibus adaptados para cadeirantes no serviço intermunicipal, as dificuldades para adaptar também os transportes municipais e discussões mais recentes como a lei da cota para garantir vagas a deficientes em universidades públicas.

"Sou contra a lei da cota, pois nós que somos deficientes queremos ser contratados por uma empresas por nossa competência. Para isso precisamos garantir nosso direito que as escolas públicas tenham qualidade para atender a todos e ter todo um sistema facilidade e integrador dessas desigualdades", disse Mário Lúcio.

O evento contou com a participação de estudantes e profissionais do Sistema Confea/Crea, o reitor da universidade de Cuiabá Altamiro Galindo, do secretário municipal de Cuiabá Archimedes Pereira Lima Neto, o superintendente de Trânsito e Transportes Urbanos de Várzea Grande Fernando Sé, do deputado estadual e presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência Mário Lúcio, do procurador chefe da República Gustavo Nogami, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência Eron Alves, membros do CMDPC e funcionários do Crea-MT.

PROGRAMAÇÃO - Nos três primeiros dias, 22, 23 e 24 de junho, o curso é ministrado pelo Técnico em Edificações e Coordenador da Comissão de Acessibilidade do Sistema Givaldo Dias Campos que abordará Conceitos - Legislação, Desenho Universal e ergonomia (ABNT NBR 9050); Técnico - Edificações e habitação (obrigatório ter participado do módulo I); Técnico - Vias públicas e transportes (obrigatório ter participado do módulo I).

Já na quinta-feira (25), o palestrante será o procurador chefe da República do Estado de Mato Grosso, Gustavo Nogami, com o tema: Legislação - Responsabilidade Civil e Criminal. E, na sexta-feira (26), último dia do curso será realizado uma mesa redonda com o IPHAN sobre acessibilidade no patrimônio histórico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet