Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Projeto proíbe ônibus com motor dianteiro em Cuiabá

A aquisição de ônibus com motor dianteiro deve ser proibida pelo Sistema de Transporte Coletivo de Cuiabá. Esse tipo de veículos já existentes na frota deverá ser substituído, gradativamente, por outros com motor traseiro ou central, observado o limite de uso da frota. A proposta é do vereador Ivan Evangelista (PPS) e está em apreciação na Câmara de Vereadores da Capital.


Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar socialista argumenta que a idéia é melhorar as condições de trabalho dos motoristas e cobradores. Segundo ele, a utilização de veículos de transporte coletivo com o motor dianteiro há muito é considerada inadequada, diante das condições insalubres de trabalho que produzem. Afinal, uma das principais causas de desconforto para motoristas, cobradores e passageiros é a posição do motor que, em número significativo de coletivos, ainda é à frente do veículo.

“Devido à exposição a ruídos ensurdecedores, temperaturas elevadas e gases de combustão, grande parte dos trabalhadores tem sérios problemas de saúde, como deficiência auditiva, estresse e distúrbios circulatórios", ressalta Ivan. “Além dos trabalhadores, deve-se destacar que os passageiros também sofrem com o desconforto da poluição sonora provocada no interior do veículo por esse modelo de ônibus”.

Outras capitais - A proibição da aquisição de veículos com motores dianteiros já ocorrem em outras capitais brasileiras. Ivan cita como exemplo a capital mineira, Belo Horizonte, que desde 2004 não se permite a renovação da frota com ônibus desse tipo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet