Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Madeira apreendida irá beneficiar produtores de mel

A cadeia produtiva da Apicultura do município de Arenápolis (258 km de Cuiabá) foi beneficiada por 15 metros cúbicos de madeira apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação se dá mediante convênio entre o Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (IMEQ) e Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (Sepe), por meio do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional. A madeira ocupava o pátio do IMEQ, localizado no Distrito Industrial de Cuiabá.


O secretário de Agricultura do município, Carlos Medeiros, disse que a região é bastante escassa na produção de madeiras. Segundo ele, essa iniciativa irá beneficiar cerca de dez produtores da região. A madeira será encaminhada aos assentamentos – Imaculada Conceição de Maria e Tapirapoã I e II. São tábuas de 2,5 m por 30 cm.

“Como não temos madeira na região, temos que buscar de fora e, com isso, só aumenta as despesas. E o nosso objetivo é ajudar o pequeno produtor que dispõe de pouco recursos”, afirmou Medeiros. O secretário de Agricultura comentou que serão fabricadas caixas na qual serão alocadas as colméias para a produção de mel. Segundo Medeiros, a Prefeitura irá viabilizar a construção dos apiários.

O transporte e a logística fica por conta do beneficiado. Vale ressaltar que a liberação da madeira se ocorre em casos em que o produto já foi liberado e julgado pelos órgãos competentes. Várias espécies estão disponíveis no pátio do IMEQ, além do produto beneficiado.

Segundo informações da assessora técnica do MT Regional, Rosa Maria Gonçalves Fernandes Sanches, a madeira é liberada pelo IMEQ por conta de um convênio firmado entre o órgão e MT Regional. Ela explicou que o limite máximo para a doação é de 100 metros cúbicos por mês. O benefício atinge produtores rurais e entidades de classes. No entanto, a assessora responsável pela doação das madeiras disse que é preciso elaborar projeto, solicitando o produto sob o aval da Secretaria de Agricultura do município.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet