Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Pedido de saída de Sarney da presidência do Senado divide parlamentares

O discurso do senador Pedro Simon (PMDB-RS) cobrando o afastamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), provocou reações divergentes no plenário. O primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), foi o primeiro a sair em defesa de Sarney. Segundo o democrata, o presidente da Casa não errou e está atuando para consertar as irregularidades.


Na avaliação de Heráclito, o desgaste da instituição também tem sido motivado pela mudanças administrativas, como a investigação dos atos secretos. "Se ele [Sarney] quis errar, nem tempo teve. Alguns fatos estão vindo a público por causa de medidas tomadas pela atual Mesa Diretora", afirmou.

Para o primeiro-secretário, a insinuação de que o neto de Sarney, José Adriano Sarney, foi beneficiado para operar empréstimos consignados para servidores da Casa, não tem fundamento. "Quando vejo a matéria eu fico pensando: o avô ajudou ou prejudicou? Ao jogar baixar a taxa de juro ele acabou com carreira do neto e ele era candidato a banqueiro porque muitos bancos desistiram. Essa medida acabou com a agiotagem no Senado", disse.

Heráclito brincou com Simon responsabilizando-o pela crise no Senado. "Tudo isso é culpa de Vossa Excelência, que não quis ser candidato", disse Heráclito.

O senador Geraldo Mesquista (PMDB-AC), também se disse contrário à saída temporária de Sarney. "Não me filio a esse movimento. Acho lamentável e acho que uma pena que esteja tendo curso nessa Casa. Não sei onde vai levar, mas acho que não vai levar a lugar nenhum. Eu não vou sugerir que o presidente Sarney renuncie porque tenho a impressão que ele vem buscando resultados para que essa Casa se acalme", afirmou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) reforçou o discurso de Simon e sugeriu que Sarney deixe o cargo por dois meses. "Seria melhor que o presidente Sarney deixasse a presidência por até uns dois meses até que tudo seja esclarecido. Poderia inclusive o PMDB eleger um novo presidente para este período", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet