Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Às vésperas de ser processado, Agaciel Maia pede licença de 90 dias ao Senado

O ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia pediu hoje uma licença de 90 dias para a instituição. O pedido de afastamento ocorre às vésperas da abertura de um processo disciplinar administrativo contra ele pelos mais de 600 atos secretos do Senado. Nos últimos dias, vários senadores pediram o afastamento de Agaciel.


O ex-diretor-geral vai se tornar alvo de um procedimento administrativo na segunda-feira. A Advocacia Geral do Senado informou hoje ao presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que vai abrir investigação contra o ex-diretor para apurar denúncias de que ele utilizou os atos secretos para nomear assessores nos gabinetes sem conhecimento dos parlamentares.

Demóstenes pediu à advocacia abertura de procedimento para que Agaciel seja demitido. Esse é o primeiro procedimento contra o ex-diretor que é apontado, como o principal articulador das irregularidades do Senado.

A Folha Online apurou que a Advocacia da Casa repassou para segunda-feira a abertura da investigação na expectativa de que a comissão de sindicância que apura a responsabilidades pela edição dos atos secretos apresente os resultados --que poderão reforçar os motivos para procedimento administrativo contra Agaciel.

"Com a abertura desse procedimento eles fica afastado da Casa, evitando o constrangimento dos senadores", disse Demóstenes.

De 1996 até março deste ano, o Senado só teve Agaciel Maia como diretor-geral. Nos últimos anos, ele centralizou decisões e ficou conhecido como o 82º senador. Agaciel deixou o cargo em março de 2009, depois que a Folha revelou que ele não tinha registrado em cartório uma casa situada em um bairro nobre de Brasília e avaliada em R$ 5 milhões. Hoje, trabalha no Instituto Legislativo Brasileiro, um órgão de apoio ao Senado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet