Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Resultados do Siminina podem definir modelo de projeto social para a capital gaúcha

“Eixos prioritários para o Plano Nacional da Política para a Criança e o Adolescente para os próximos 10 anos”. Esse foi o tema da palestra da Conselheira Alice Bitencourt, de Porto Alegre, convidada especial para a abertura da 6ª Conferência Municipal dos Diretos da Criança e Adolescente, que aconteceu nesta quinta feira (25), no Centro Nova Evangelização.


Cerca de 100 participantes, entre técnicos e autoridades do setor, líderes comunitários, assistentes sociais, representantes de entidades e ONG(s) ouviram a explanação da Conselheira, que citou também sobre a experiência na capital do Rio Grande do Sul, onde atua como coordenadora do programa “Amigos de Lucas”. Pelo referido programa, equipes preparam famílias para a reintegração de crianças abrigadas e assistem famílias em vulnerabilidade social para evitar o abrigamento, com resultados que servem de referência.

Alice observou, em sua palestra, suas impressões acerca do projeto social Siminina desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, que registra ótimos resultados tanto na aprovação escolar como na prevenção da gravidez precoce: “Fiquei muito bem impressionada com o projeto Siminina. Vou levar essa experiência para ser implantada em Porto Alegre” disse Alice.

A secretária de assistência social, Celcita Pinheiro, pediu empenho dos participantes na elaboração do plano político do setor. Ela alegou que “estamos trabalhando com muitos projetos, mas sabemos que aqui vão surgir críticas e não tememos, pois isto ajuda a construir uma atuação cada vez melhor”.

Durante o evento, o prefeito Wilson Santos assinou o “Termo de Compromisso Prefeito Amigo da Criança” em conjunto com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Wilson Santos conquistou, em 2008, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq, ‘e o trabalho desenvolvido aqui – ressalta o gestor - passa agora a ter um sistema de acompanhamento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes’.

“O melhor investimento que podemos fazer é na educação, na formação das nossas crianças. Para nós isso é eixo prioritário, construído com relação à experiência desenvolvida em Porto Alegre. Por exemplo, podemos mostrar os resultados do Siminina e trazer para cá as experiências que também estão dando certo por lá”, concluiu Wilson.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet