Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Efeito rombo

Vereadores se articulam para cassar Lutero Ponce

Foto: Kelly Martins/Olhar Direto

Vereadores se articulam para cassar Lutero Ponce
Diante da polêmica que permeia a Câmara de Vereadores de Cuiabá, sobre o esquema fraudulento que causou um rombo de R$ 7,5 milhões na gestão do ex-presidente da Casa, Lutero Ponce (PMDB), alguns vereadores já articulam pedido de cassação do mandato do peemedebista, que continua foragido da Justiça.


Na sessão realizada hoje pela manhã,  já houveram  manifestações favoráveis, inclusive  de alguns que optaram em arquivar o pedido para abertura da Comissão Processante que iria investigar as contas do ex-presidente, no mês de maio.

O líder do PSDB, vereador Paulo Borges Jr., que se opôs aos cinco pedidos para a abertura da Comissão protocolados na Casa, informou que mediante as investigações feitas pela polícia.   agora votaria pela cassação. Também seguem com a mesma opinião os tucanos Antonio Fernandes  e Roosivelt Coelho, que foi o único a contrariar o partido, demonstrando ser favorável pela investigação. Já a vereadora Lueci Ramos, que ressalta ser amiga pessoal de Lutero, prefere aguardar decisão judicial.

PR

O vereador republicano Francisco Vuolo prefere manifestar sua opinião depois que o relatório for encaminhado para a Câmara Municipal.  É igual a opinião do líder do partido na Casa, vereador Chico 2002.

Os dois votaram contra o pedido da comissão e alegam que vão acompanhar as investigações. No entanto, o PR e PMDB seguem em aliança para as eleições de 2010, e os vereadores afirmam que a relação não ficaria estremecida.

PMDB

Apesar de ser colega de partido de Lutero, o vereador Domingos Sávio acredita que os “culpados” devem ser punidos. Porém, prefere não declarar de se votará à favor ou contra ao pedido de cassação. Ele ressaltou que ficou sabendo do indiciamento de Lutero, apenas pela imprensa e ainda não teria conversado com a executiva do partido.
PRTB
 
O PRTB foi uma das siglas que protocolou na Câmara o pedido de requerimento para que fosse instaurado os trabalhos da comissão. Por outro lado, os dois vereadores Ralf Leite (PRTB) e o professor Néviton (PRTB) votaram contra a direção partidária em apoio a Lutero Ponce.  Agora, parecem mudar de opinião e manifestar voto favorável.

PPS

O socialista Ivan Evangelista disse que hoje votaria contra o peemedebista. Ele preferiu se abster do voto para a abertura da Comissão Processante e afirma que vai acompanhar a direção partidária tanto para o caso de Ponce como do vereador Ralf Leite, investigado pela Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar.

PT

O petista  Lúdio Cabral também não poupou palavras durante a sessão plenária, hoje pela manhã, e explicou que não quer cometer “erros” em manifestar sua opinião sobre o caso, preferindo avaliar o inquérito.

PP

O vereador Everton Pop cobrou a postura do Legislativo cuiabano quanto as declarações e manifestações de apoio a Lutero Ponce e críticas proferidas contra o presidente, Deucimar Silva. A auditoria realizada na Casa de Leis chegou a ser posta em dúvida por alguns, após revelar o rombo de R$ 3,5 milhões dos cofres públicos.
Dessa forma é favorável a cassação. Já o colega Levi Levi, criticado por estar ausente no dia em que foi posto em pauta a possível abertura da Comissão, afirmou que estava em viagem e por isso não compareceu. Mas se a votação fosse hoje, ele seguiria com o partido e iria contra o peemedebista.

PDT

O pedetistaToninho de Souza já informou que vai encaminhar o pedido de cassação  do mandato de Lutero. O vereador afirma que a situação não pode acabar em “pizza”, por isso alguém precisa agir. Na mesma opinião segue o vice-presidente da Mesa, Adevair Cabral.

PRB

O  pastor Washington, que pertence ao grupo dos 10, ligado ao presidente da Casa, disse que a auditoria realizada na instituição serviu para revelar a verdadeira situação do Legislativo cuiabano. Dessa forma, é favorável a cassação.
Já o vereador Júlio Pinheiro, do PTB, que assume o lugar de Clovito Hugueney, vereador licenciado, prefere aguardar a conclusão do inquérito nesta sexta-feira (3), quando será encaminhado para o Ministério Público.


Confira a manifestação do Legislativo cuiabano quanto


Contrários à abertura da Comissão Processante
:

Ver.Chico 2000 (PR)
Ver.Francisco Vuolo (PR)
Ver.Lueci Ramos (PSDB)
Ver.Paulo Borges Junior (PSDB)
Ver. Antonio Fernandes (PSDB)
Ver.Lutero Ponce (PMDB)
Ver.Ralf Leite (PRTB)
Ver.Professor Néviton (PRTB)

Favoráveis à abertura da Comissão Processante:

Ver. Adevair Cabral (PDT)
Ver.Pastor Washington (PRB)
Ver.Domingos Sávio (PMDB)
Ver.Everton Pop (PP)
Ver.Lúdio Cabral (PT)
Ver.Roosivelt Coelho (PSDB)
Ver.Toninho de Souza (PDT)

Abstenção

Ver.Ivan Envangelista (PPS)

Ausentes


Ver.Leve Levi (PP)
Ver.Julio Cesar Pinheiro (PTB)

Leia também:

Por 8 votos a 7, Câmara arquiva processo contra Lutero Ponce
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet