Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Vereador propõe controle populacional de cães e gatos

Rondonopolitana de Proteção aos Animais, por meio de Projeto de Lei, propõe a realização do controle populacional de cães e gatos. Conforme a proposição, o controle vai ser feito através de esterilização (castração), não sendo aceita nenhuma outra maneira de controle. O projeto visa diminuir também, de forma acentuada, o extermínio de animais domésticos.


O Projeto regulamenta que o extermínio ou eutanásia só deverá ser realizado em casos de necessidade extrema, após laudo de dois veterinários, sendo um do Centro de Controle Zoonoses e o segundo profissional irá representar a Associação de proteção aos animais.

O vereador defende que manter o extermínio de animais saudáveis, já que o diagnóstico por meio de exames laboratoriais leva até 40 dias para ficar pronto, é uma prática ultrapassada e equivocada do poder público. E, ao deixar cães e gatos saudáveis em contato com animais infectados só aumenta o índice de extermínio.

“Estou trabalhando, junto ao poder público, recursos para a viabilização terreno e a construção de um laboratório, para que a castração seja realiza e as doenças sejam identificadas com maior agilidade”, defendeu o parlamentar.

Para a vice-presidente da Associação Protetora dos Animais, Elaine Nadalin, o método de controle populacional vai diminuir o número de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade, que ocorre na maioria dos casos devido à falta de recursos dos proprietários para realizar a cirurgia.

“Aguardamos a solução desta questão há alguns anos. Sei se a medida será eficaz e garantirá o direito dos animais. Além de trazer benefícios a toda a população, diminuindo de forma considerável o foco de doenças contagiosas”, declarou Elaine.

O Projeto de Lei deve entrar em votação até o fim deste mês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet