Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Governo interino de Honduras proíbe avião de Zelaya de pousar no país

O chanceler interino de Honduras, Enrique Ortez, afirmou neste domingo (5) que não o novo governo do país não permitirá a entrada do avião no qual o presidente deposto, Manuel Zelaya, pretende retornar ao país.


"Com o apoio do presidente da República e das Forças Armadas, como chanceler, dei instruções para que não deixem entrar o avião", disse Ortez à imprensa.

A Direção de Aeronáutica e outras autoridades "têm instruções de não deixar entrar o avião, venha quem vier". A proibição é válida para todos os aeroportos nacionais e internacionais do país, afirmou.

"Estamos notificando o mundo para que não vá morrer um presidente da República ou que vá morrer um hondurenho simplesmente pelo capricho de uma organização", disse Ortez, ao lembrar que "há ordem de captura" contra Zelaya.

Uma razão do impedimento é "a prudência, porque não podemos correr o risco de que comece a correr sangue", disse. "Não devemos correr o risco entre capturar o presidente e criar um escândalo", disse.

A polícia hondurenha fechou hoje os acessos ao aeroporto internacional Toncontín de Tegucigalpa, onde, no sábado, estiveram milhares de simpatizantes de Zelaya em um "ato simbólico" para ensaiar a recepção ao deposto presidente, e preveem esperá-lo este domingo.

Zelaya reiterou, em Washington, que pretende retornar hoje a Honduras, depois que OEA (Organização dos Estados Americanos) suspendeu o país como membro do Sistema Interamericano, por não restituir o governante na presidência.

Neste domingo, completa-se uma semana da derrubada de Zelaya pelos militares, e sua expulsão à Costa Rica. O parlamento elegeu Roberto Micheletti como presidente do país.

O governo de Micheletti, a Igreja Católica e outros setores pediram a Zelaya que desista de voltar ao país, para evitar um "derramamento de sangue".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet