Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Mussavi faz novas acusações a Ahmadinejad após eleições no Irã

O candidato reformista nas eleições presidenciais do Irã, Mir Hossein Mussavi, publicou um novo relatório para denunciar as "fraudes" e "irregularidades" do pleito, oficialmente vencido pelo atual presidente, Mahmud Ahmadinejad.


O documento, divulgado no site de sua campanha, foi preparado pelo comitê para a proteção dos votos de Mussavi. Nele, o presidente Ahmadinejad é acusado de ter utilizado dinheiro do Estado para fazer campanha.

Além disso, o relatório afirma que Ahmadinejad dividiu o dinheiro sob o nome de "ações para a Justiça" para comprar o voto de eleitores das classes populares.

Mussavi acusa o ministério iraniano do Interior, responsável por organizar as eleições, e o Conselho dos Guardiães da Constituição, que supervisiona o pleito, de terem agido com parcialidade e serem controlados por amigos políticos de Ahmadinejad.

O relatório também denuncia a intervenção de alguns membros dos Guardiães da Revolução e da milícia islâmica Basij, que defenderam abertamente a candidatura de Ahmadinejad.

Por fim, o texto questiona por que o ministério do Interior aceitou imprimir 14 milhões de cédulas além das que estavam previstas para os 46 milhões de eleitores registrados, incluindo cédulas "sem número de série".

Segundo os resultados oficiais da votação, Mahmud Ahmadinejad obteve 63% dos votos, com 24,5 milhões de eleitores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet