Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MT mostrou natureza, cultura e Copa no Salão do Turismo

Os investimentos de Mato Grosso para receber bem os turistas durante a Copa do Mundo de 2014 foram tema de duas palestras no auditório principal do 4ª Salão do Turismo de São Paulo nesse sábado (04.07). Mais de 300 pessoas, entre estudantes, operadores de turismo e visitantes, escutaram atentamente as apresentações.


Apresentados pela secretária-adjunta de Estado de Turismo, Vanice Marques, os projetos do novo estádio Verdão e, principalmente, dos investimentos nas cidades situadas num raio de 200 quilômetros de Cuiabá, foram bem recebidos pelo trade turístico, que espera que o setor se transforme de uma vez por todas em uma das mais importantes da economia nacional.

“Queremos dar opções para os turistas de outros Estados e estrangeiros passarem mais de 20 dias nas várias cidades turísticas que vão receber nova infraestrutura”, disse Vanice Marques.

Para o agente de viagens da região da Grande São Paulo, Júlio César Gaviria, Mato Grosso necessita realmente de uma infraestrutura turística à altura de suas belezas naturais. “Mato Grosso está no caminho certo. Em São Paulo, que é o maior mercado emissor de turistas do Brasil, a moda já são as praias do Nordeste e as serras do Sul. Com a saturação desses destinos, Mato Grosso tem a receita certa com o ecoturismo e o turismo de aventura”, afirmou.

O governo de Mato Grosso pretende investir de R$ 300 milhões a R$ 500 milhões do programa de financiamento Prodetur para dotar os municípios turísticos de atrativos tal como os que são colocados no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Quanto ao novo Verdão, ele será transformado num novo cartão postal para a cidade de Cuiabá, além de ser uma grande opção de entretenimento e lazer. “Como será uma arena multiuso, o estádio poderá entrar nos circuitos nacional e internacional de shows e exposições”, disse a secretária.

Em suas palestras, Vanice afirmou que o setor do turismo vem permeando praticamente todos os projetos para a Copa do Mundo. “O turismo está sendo prioridade em todas as ações do Governo para a Copa. Não foi à toa que o governador Blairo Maggi colocou o secretário de Turismo, Yuri Bastos, como presidente do Comitê que defendeu a candidatura de Cuiabá”, salientou.

HUMOR E SERTANEJO

Entre os atrativos culturais levados por Mato Grosso para o Salão do Turismo estava a apresentação de um show da dupla sertaneja local Anselmo e Rafael, cuja abertura era feita pela “Comadre Pitu”, do humorista mato-grossense Vital Siqueira.

Segundo o humorista, o brasileiro tem que conhecer bem o Brasil primeiro, antes de conhecer o exterior. “E a primeira região a ser conhecida deve ser o Centro-Oeste”, afirmou. “A Sedtur está no caminho certo ao inserir a cultura nas ações do turismo, pois um depende do outro. Fora a natureza, é a cultura o nosso ponto forte”, disse.

Outras manifestações, como siriri, cururu e rasqueado, afirma o ator, também devem estar presentes nos eventos de turismo. Durante o salão, dezenas de pessoas procuraram o ator para tirar fotografias ao lado da “Comadre”. “Esse contato foi maravilhoso, para mim como ator e para a Comadre Pitu como personagem”.

Já a dupla Anselmo e Rafael fez muito sucesso com o público feminino. Quando entravam no palco colocado dentro de uma chalana montada no estande de Mato Grosso, uma pequena multidão já se juntava para cantar músicas clássicas do sertanejo, sucessos regionais e temas da novela Paraíso, cujos cenários são as belezas do Pantanal e do Cerrado de Mato Grosso.

Ao final dos shows, que ainda contavam com Giba (baixista) e Jonas (percussionista), Anselmo e Rafael atendiam a dezenas de pedidos de fotos e autógrafos.

“Olha, para mim foi muito interessante essa experiência. O estande de Mato Grosso está muito bom, é preciso parabenizar a equipe da Sedtur. E eu fico muito feliz de poder incentivar o Brasil a conhecer o nosso Estado”, afirmou Rafael.

Para Anselmo, a dupla saiu lucrando com o evento. “Muita gente não nos conhecia e aplaudiu muito. Foi um privilégio poder mostrar nosso trabalho, ligado a Mato Grosso, que é o Estado que a gente leva na nossa música e nos nossos shows pelo Brasil”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet