Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

influenza A

Confirmado 73 novos casos de gripe suína no Brasil; total chega a 885

Foto: Reprodução

Confirmado 73 novos casos de gripe suína no Brasil; total chega a 885
O Ministério da Saúde confirmou neste domingo a existência de 73 novos casos de gripe suína --A (H1N1) no Brasil. Com isso, o país já registra 885 casos da doença --o valor se refere ao acumulado desde as primeiras infecções no Brasil, confirmados em 8 de maio.


"A quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação", diz o ministério, em nota. Os novos casos foram confirmados em São Paulo (61), que tem o maior número de pessoas infectadas, Pernambuco (4), Paraíba (2), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), Ceará (1) e Rio Grande do Norte (1).

Até a última sexta-feira (3), o ministério acompanhava 1.414 casos suspeitos no país --amostras com secreções respiratórias desses pacientes estão em análise em laboratório. 1.203 foram descartados.

Procedimento

Também na sexta, o governo modificou o padrão para a realização de testes e anunciou que somente passarão por exames laboratoriais pacientes considerados graves ou vindo de áreas com surtos localizados.

"A medida do governo brasileiro [de restringir a internação e medicação a pessoas imunodeprimidas, idosos e crianças com menos de 2 anos, tomada na semana passada] revelou-se extremamente acertada. A medicação desnecessária pode levar a uma resistência ao vírus, como já ocorreu em três países, Dinamarca, Japão e Hong Kong", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A nova orientação do governo é que as pessoas procurem os centros de saúde normalmente e não os hospitais de referência. "Precisamos garantir que existam leitos disponíveis para os que realmente precisam. Se for necessário, essas pessoas serão encaminhadas aos hospitais de referência."

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet