Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Quatro mil servidores foram capacitados em 2008 com cursos a distância

Em 2008 a Internet foi uma grande aliada do Governo do Estado na função de interiorizar suas ações. Um exemplo disso é a capacitação de quatro mil servidores públicos estaduais, residentes em 119 municípios mato-grossenses, em quatro cursos e-learning oferecidos pela Superintendência de Escola de Governo, ligada à Secretaria de Estado de Administração (SAD).


O método e-learning é uma modalidade de educação à distância mediada por computador com uso de Internet, onde o tutor (professor) e alunos estão separados pelo tempo, posição, ou ambos os fatores. Os cursos oferecidos foram os de Aperfeiçoamento em Administração Pública, Consciência Fiscal, PowerPoint, Informática Avançada, Orçamento Público, Direito Administrativo e Contratos e Convênios.

O objetivo dos cursos oferecidos pela Superintendência de Escola de Governo, tanto os e-learning quanto os outros, é melhorar a qualificação do servidor público e promover a progressão das carreiras, pois os cursos são específicos para as áreas em que o funcionário público atua. Mas, principalmente, alcançar o servidor público que trabalha nos órgãos do interior do estado. “Temos milhares de servidores lotados no interior do Estado, e o oferecimento de cursos e-learning é a melhor forma de alcançarmos estas pessoas e dar a elas a oportunidade de estarem se capacitando”, ressaltou o secretário de Administração Geraldo de Vitto Jr.

Um exemplo é a agente administrativo do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) no município de Nova Guarita (distante 697 km de Cuiabá), Cristiane Meira dos Reis. “Eu particularmente gostei muito do curso. Achei o material didático muito bom”.

Cristiane fez o curso de Orçamento Público. “Achei que poderia ter sido disponibilizado o material em vídeo para que pudéssemos, quando surgir alguma dúvida, rever o material. Mesmo assim gostei muito. Se for possível, ficarei muito contente em poder fazer outros cursos”, pontuou a servidora.

O engenheiro florestal Jeferson Luiz do Nascimento Cambará, lotado no Indea, mas no município de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá) também se disse satisfeito com o curso de Contrato de Convênio e afirmou que os cursos e-learning são muito bons pois alcançam os servidores do interior do estado. “Nós servidores públicos estaduais lotados no interior temos menor número de oportunidades dos que trabalham e moram na capital, ou em outros municípios considerados pólos, pois, é onde geralmente se concentram a maioria dos cursos oferecidos, por isso, acredito ser de grande valia a ação do Governo através da SAD de oferecer esses cursos”.

Para Jeferson, o resultado foi satisfatório pois o curso tem uma metodologia simples e objetiva, assim como os conteúdos apresentados. “Assim é possível a aplicação do aprendizado no nosso dia-a-dia. Tenho a intenção de fazer outros cursos, já fiz dois na integra. Espero que o Governo continue a investir na qualificação dos servidores públicos estaduais, pois, eles é que são o verdadeiro patrimônio do estado”.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet