Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Artesanato na Praça aumenta renda de artesãs cuiabanas

Um projeto criado para gerar renda para mulheres artesãs que sustentam seus lares. Assim a vice-prefeita Jacy Proença define o “Artesanato na Praça”, projeto idealizado por ela que teve início há dois anos e cria espaço para o artesanato local. 


“No início nós tínhamos 32 artesãs cadastradas no projeto. Hoje, já são 250. Muitas faziam seus trabalhos e vendiam apenas em casa, e essa estrutura possibilitou uma expansão. Algumas já vendem para grandes lojas e até para fora do país”, anima-se Jacy. 

Um dos bons exemplos do sucesso do projeto é a artesã Deise Fátima Pedrosa Martins. Há quinze anos ela tem seu sustento financeiro vendendo doces dos mais tradicionais da cuiabania, como compotas de caju, doces de queijo, mamão, abóbora e muitos outros. Ela foi uma das primeiras integrantes do projeto, lá no início, fazendo contato com suas conhecidas artesãs para que participassem também. 

“Esse projeto mudou muita coisa, p'ro bem. Minha renda cresceu em torno de 30% depois que comecei a participar”, revela Deise. A divulgação é um dos grandes benefícios que o Artesanato na Praça trouxe à classe. “Ele ajuda a divulgar meu produto, por ter o espaço, as pessoas passam e veem, elas compram mais, eu recebo mais encomendas, e a divulgação vai crescendo mais”, explica a artesã. 

Jacy Proença conta que nos dois anos de existência o projeto cresceu muito, não apenas em número de participantes, mas em qualidade. No ano passado, por exemplo, as participantes tiveram oportunidade de ir a duas feiras internacionais de artesanato, uma em Brasília e outra em Londrina. No próximo mês de outubro as artesãs irão novamente a Brasília para apresentar seus produtos. 

A vice-prefeita diz que essa projeção tem ajudado a fomentar o mesmo tipo de atividade no interior do estado. “Recebemos convites de alguns municípios, como Barra do Bugres, onde logo iremos expor. Ano passado levamos a feira para Sinop e Rondonópolis”, conta Jacy. Esse intercâmbio com o interior tem fomentado a atividade da classe local. “Eles observam o nosso trabalho e se organizam para trabalhar também”, diz a vice-prefeita. 

Deise também se beneficiou muito com essa projeção em outras cidades e estados. Ela participou da feira em Brasília no ano passado e diz que foi ótimo para seu trabalho. “Foi a primeira vez que participei de algo fora e abriu muito meus olhos para novas oportunidades e negócios. Nosso produtos daqui foram muito bem aceitos lá”, conta. 

O projeto acontece normalmente uma vez ao mês, durante uma sexta-feira inteira, sempre na Praça Alencastro. Porém, em meses com datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, carnaval e outros, outras edições acontecem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet