Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sejusp mobiliza municípios para a “1ª Conferência Estadual de Segurança Pública”

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deu início a um conjunto de discussões que envolvem poder público, trabalhadores da segurança pública e sociedade civil, em todo estado, que antecedem a realização da “1ª Conferência Estadual de Segurança Pública”, que acontece de 18 a 20 de junho, em Cuiabá. As etapas regionais acontecerão em sete municípios, além de uma Conferência livre que reúnirá Conselhos Comunitários e Polícia Comunitária, em Cuiabá.


Cada instituição, sociedade civil e sindicatos ou associações de classes da área de segurança pública tem representação na Comissão Organizadora Estadual, que está preparando desde a parte metodológica até a infraestrutura, moblização e comunicação para as etapas regionais e a estadual.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, destca a conferência como espaço importante para que operadores de segurança pública e a sociedade possam expressar que política de segurança desejam. “É o momento de todos os atores da segurança pública participar e exporem suas idéias, necessidades e discutí-las com a sociedade. É um amplo espaço para o diálogo de construção, com a participação efetiva de todos os envolvidos – poder público, agentes operadores e sociedade”, frisou.

Importantes decisões serão tomadas, de forma compartilhada, entre a sociedade civil, poder público e trabalhadores da área.

CONSEG - A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve uma série de etapas. Entre elas, as estaduais, as municipais eletivas e preparatórias, as conferências livres, a conferência virtual, os seminários temáticos e outras ações que possibilitam qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2009.

O coordenador da Conferência Estadual de Mato Grosso lembra também que o esforço de todos é fundamental para que a participação e envolvimento sejam plenos. “Não faremos uma conferência, não debateremos propostas dentro das premissas da conferência nacional sem que cada um dê sua parcela de contribuição, de engajamento”, reforçou coronel Antônio Moraes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet