Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política BR

Vereador suplente de Carminha Jerominho é empossado no Rio

O vereador da Câmara Municipal do Rio, Gilberto de Oliveira Lima, suplente do PT do B na vaga aberta com a perda do mandato da ex-vereadora Carmen Glória Guinâncio Guimarães, a Carminha Jerominho, foi empossado na tarde desta segunda-feira em cerimônia realizada no salão nobre da Casa. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio cassou no dia 24 de junho o diploma da vereadora por arrecadação e gastos ilícitos de recursos na campanha eleitoral de 2008.


O parlamentar afirmou durante o seu discurso de posse que seu principal objetivo será trabalhar para melhorar a qualidade de vida do cidadão carioca, principalmente dos moradores da zona oeste da cidade, mesma região de atuação de Carminha.

Segundo o Tribunal, a prestação de contas de Carminha já havia sido rejeitada por abuso de poder econômico, uso de caixa dois e arrecadação ilegal. Ela teria conseguido ilegalmente R$ 44 mil, quase a metade de tudo o que conseguiu amealhar em sua campanha.

A vereadora, no entanto, não foi cassada pela desaprovação de suas contas de campanha, mas por uma ação do Ministério Público Eleitoral, com base no artigo 30-A da Lei 9504/97, que pune a captação ou gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais.

Os advogados da ex-parlamentar, Vinícius Cordeiro, que também é presidente estadual do PT do B, e Rogério Borba da Silva recorreram do recurso no dia 29 de junho no Colegiado do TRE. Porém, o juiz do TRE, Célio Salim Thomaz Junior negou a liminar na última quinta-feira (2) e mandou o processo para a Procuradoria Regional Eleitoral analisar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet