Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Eliana Rondon aponta ganhos ambientais com as obras do PAC

A presidente da Sanecap, Eliana Rondon, observa que o esgotamento sanitário do Osmar Cabral contribuirá para a preservação do rio Coxipó, responsável por receber grande parte do esgoto do bairro. “O rio Coxipó representa vida para os cuiabanos, e a Prefeitura está preocupada em proteger nossos rios e córregos. Para isso, estamos trabalhando para a recuperação deles”.


Rondon sublinhou que as ações previstas pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento “tendem a imprimir um novo formato de preservação ambiental na Baixada Cuiabana, pelas próximas décadas”.

Ela citou que o prefeito Wilson Santos há muito vem visualizando a necessidade de que a Capital mato-grossense seja uma referência exemplar protecionista dos mananciais abastecedores de um município. “Wilson está pensando agora e lá na frente, no futuro do Pantanal e na destinação correta de todo o esgoto coletado na Capital e que ainda é direcionado - em grande quantidade - à região pantaneira.
Os projetos em execução do PAC permitirão tratar esses esgotos, minimizando a carga poluidora nos rios Coxipó e Cuiabá”.

O morador da Rua 01, Pedro Ângelo Freitas (52 anos), residente há três anos no bairro, elogia a forma como a obra está sendo executada. “Uma das coisas que achei ótimo é que essa obra está sendo feita de ‘baixo pra cima’, ou seja: primeiro é a rede de esgoto, e depois a pavimentação. Um sistema diferente da maioria das obras em Cuiabá, que geralmente são inversas. Dessa forma, a Prefeitura vai evitar quebrar o asfalto mais tarde”.

Osmar Cabral – criado em 1984 pelo projeto ‘Assentamento’ da Cohab e Prosol, o bairro faz divisa com o Fortaleza, região Sul de Cuiabá. O nome foi dado em homenagem ao ex-fotógrafo da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) Osmar José do Carmo Cabral, morto em um acidente aéreo quando retornava do município de Juína, em 1981.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet