Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Goellner defende projetos na Comissão de Educação, Cultura e Esporte

Nesta terça-feira (7), o senador Gilberto Goellner (DEM/MT) vai defender, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, o Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Distribuidor de Insumo Agrícola e Veterinário.


Autor do Projeto, o senador ressalta que o setor de distribuição de insumos agrícolas e veterinários vem se tornando, a cada dia, mais representativo na economia do País. “Estima-se que esse setor, que envolve a comercialização de adubos, fertilizantes, sementes, ferramentas, rações para animais e defensivos agrícolas, e ainda a prestação de assistência técnica e extensão rural, movimente cerca de 13 bilhões de reais por ano”, informou Goellner.

O dia 18 de outubro de 1990 marca a data da fundação da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), entidade sem fins lucrativos, que tem sido de suma importância no apoio aos distribuidores desses setores. Além de estar conseguindo também disseminar as melhores práticas agrícolas e veterinárias entre os agricultores e pecuaristas, com melhorias significativas na cadeia produtiva agroalimentar brasileira.

Por essas razões, e para atender a um dos anseios da entidade, o Projeto visa a instituir, como ocorre com diversas outras categorias profissionais, o Dia Nacional do Distribuidor de Insumo Agrícola e Veterinário, que deverá ser comemorado, anualmente, no dia 18 de outubro.

Dia do Fiscal Federal Agropecuário

O Senador Gilberto Goellner também relata na CE, nesta terça-feira (7), o Projeto de Lei da Câmara – PLC nº 25/2009, que institui, na data de 30 de junho, o Dia do Fiscal Federal Agropecuário no Brasil.

De acordo com o parlamentar, inserir, no calendário brasileiro, uma data especialmente destinada a homenagear o fiscal agropecuário tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para o importante papel desempenhado por aquele profissional.

“É pelo desempenho dessa atividade que se combatem as fraudes em produtos e subprodutos de origem animal e vegetal e que se trabalha em favor da certificação oficial dos produtos para que eles sejam comercializados tanto no País quanto no exterior”, ressaltou Goellner.

De acordo com o Projeto, a data escolhida para homenagear a categoria, 30 de junho, faz alusão à criação da carreira de Fiscal Federal Agropecuário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet