Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Perda de massa muscular é problema para atletas acima dos 40 anos

Manter o corpo em nível competitivo até a casa dos 40 anos exige cuidados redobrados para evitar contusões e até doenças mais sérias.


"Atletas nessa idade, além das indicações normais de fazer exercício com orientação, alongar e respeitar seus limites, têm de ficar atentas à perda de massa muscular", afirma o ortopedista Ricardo Cury, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Com a diminuição da massa muscular, além de a atleta ter menos força para suas atividades, suas articulações e cartilagens ficam mais expostas, aumentando o risco de lesões.

A receita é incrementar os exercícios de musculação, que ajudam inclusive a evitar o ganho de peso, que também aumenta com a idade.

Outro foco de problemas são os ossos. Com o crescimento da produção de endorfina, provocado pelo esforço, a produção de hormônios femininos é reduzida, o que pode desencadear a osteoporose. Corredoras sofrem bastante com essa doença.

As mudanças causadas pelo exercício intenso também podem afetar a pele. A prática de esportes faz aumentar a produção de radicais livres, substâncias ligadas ao processo de envelhecimento celular.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet