Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Delegados de polícia participam de curso para agentes de pátio

A Polícia Judiciária Civil está presente na capacitação de cerca de 270 Agentes de Pátio (inspetores), de 81 escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. O curso tem por objetivo capacitar os novos agentes para melhor desempenhar a função. Os participantes receberão orientações sobre a teoria e prática da função e o desenvolvimento das ações nas escolas. A capacitação iniciou na segunda-feira (09.03) e termina nesta sexta-feira (13)


O projeto foi idealizado pela Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol) e desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Na abertura do evento, que ocorreu na segunda feira (09.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a diretora metropolitana da Polícia Civil, delegada Vera Rotilde, falou sobre o trabalho a PJC vem desenvolvendo nas unidades de ensino, na investigação de pessoas que praticam crimes dentro ou ao redor das escolas.

No primeiro dia do curso a delegada Mara Rúbia de Castro Ferreira Carvalho apresentou a estrutura da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e frisou a importância da parceria em relação à responsabilização dos agressores de crianças e adolescentes.

A delegada Elaine Fernandes da Silva, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), foi uma das palestrantes do evento. Na última terça-feira (10.03) a delegada ministrou palestra com o tema “Violência ou Indisciplinas nas escolas – Educação para a Segurança”, mostrando a importância dos agentes de pátio. Segundo Elaine, a função dos agentes de pátio é, acima de tudo, evitar a violência dentro da escola e evitar principalmente, que a violência entre nas escolas.

A apresentação focou nos primeiros passos do agente de pátio, que são: Identificar o público alvo, diagnosticar e reduzir os fatores de risco, produzindo e ampliando os fatores de proteção. “Ao identificar o envolvimento de alunos com o tráfico de droga, o agente de pátio deve tomar as providências para que o problema seja solucionado, não pode deixar de lado, como se nada estivesse acontecendo”, salientou a delegada.

Elaine acrescentou ainda que a prevenção é muito importante para que os estudantes não entrem no “mundo das drogas” e que uma das formas de violência é a falta de respeito com relação ao assunto. “Peço aos agentes de pátio para que anotem os casos ocorridos nas escolas e repassem à Polícia Civil, pois a DRE possui o programa ‘De cara limpa contra as drogas’, que visa justamente combater o uso e o tráfico de entorpecentes”, ressaltou.

Os agentes de pátio controlam entre outras ações, a movimentação dos estudantes fora da sala de aula, intervindo em casos de conflito. O curso teve início na última segunda-feira (09.03), e prossegue até sexta-feira (13.03), Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento é ministrado por empresa especializada em Segurança. Além da teoria, os agentes participam de práticas demonstrativas orientadas. No programa entram aulas de primeiros socorros, incêndio e gerenciamento de crises.

“Este projeto proporciona mecanismos para pronta resposta e produção de conhecimento que possibilitará a efetiva identificação de casos de violência, como desenvolver uma conduta preventiva dentro das escolas”, declarou a diretora da Acadepol, Beatriz Fátima Figueiredo Rabel.

O projeto está inserido no programa “Segurança Disciplina e Qualidade Social nas Escolas”, do Governo do Estado, firmado, em 2007, entre a Seduc, a Sejusp, que engloba a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e o Ministério Público.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet