Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Papa pede medidas a favor dos mais pobres na reunião do G8

O papa Bento 16 pediu que na Cúpula do G8 (grupo que reúne os sete países mais desenvolvidos e a Rússia), que começa nesta quarta-feira na cidade italiana de L'Aquila, "sejam tomadas decisões que beneficiem todos os povos, especialmente os mais pobres".


O sumo-pontífice fez essa declaração perante oito mil pessoas que assistiram na sala Paulo 16 do Vaticano à audiência pública das quartas-feiras, na qual explicou sua terceira encíclica, "Caridade na Verdade", publicada ontem.

"É uma grande cúpula mundial da qual podem sair decisões úteis para o verdadeiro progresso de todos os povos, especialmente para aqueles mais pobres", afirmou o papa.

Bento 16 se reúne hoje com as mulheres dos líderes presentes na reunião. No próximo dia 10, o papa receberá no Vaticano o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

No texto da encíclica, o papa denuncia a mentalidade de lucros a todo custo da economia globalizada e lamenta que a ambição tenha trazido a atual crise econômica. "O lucro é útil se serve como meio para um fim (...) Quando o lucro se torna a meta exclusiva, se é produzido por meios impróprios e sem o bem comum como seu fim último, surge o risco de destruição da riqueza e criação da pobreza", diz o texto.

Bento 16 diz ainda na encíclica que os países industrializados devem reduzir seu consumo de energia, tanto para tratar melhor o ambiente como para deixar os mais pobres terem acesso a recursos energéticos. "Um dos maiores desafios diante da economia é alcançar um uso mais eficiente, e não o abuso, dos recursos naturais, baseado na noção de que 'eficiência' não vem sem um custo."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet