Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Obama aproveita G8 para pedir diálogo com Irã e Coreia do Norte

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está na Itália para a cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados, mais a Rússia). Lá, em entrevista coletiva, afirmou que é importante conversar com Irã e Coreia do Norte para que renunciem às armas nucleares, dias depois de assinar um acordo com a Rússia pela redução de suas ogivas nucleares.


"É muito importante que a comunidade internacional converse com países como Irã e Coreia do Norte para encorajá-los a tomar um caminho que não resulte em uma corrida por armas nucleares em lugares como o Oriente Médio", declarou.

"Existem outros meios para que estes países garantam sua soberania", comentou Obama.

Em breves declarações, o americano lembrou que acabava de vir da Rússia, onde na segunda-feira assinou com o presidente russo, Dmitri Medvedev, um compromisso rumo a um acordo sobre redução de armamento nuclear.

Segundo o presidente americano, "é importante que Rússia e EUA cumpram suas obrigações para que possamos conversar com países como Irã e Coreia do Norte e encorajá-los a dar passos para não contribuir à proliferação nuclear".

Obama falou após um encontro de 45 minutos com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, com quem conversou no palácio do Quirinale em Roma antes de ir para a cidade de Áquila, onde terá hoje uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Obama também mencionou os temas que serão abordados na reunião do G8 em Áquila, a cerca de cem quilômetros de Roma, incluindo a mudança climática, a crise financeira global e a pobreza no mundo.

Também reiterou que os EUA estão dispostos a ajudar na reconstrução de zonas e monumentos históricos devastados pelo terremoto de 6 abril que arrasou Áquila, deixando quase 300 mortos.

Por sua vez, o presidente italiano relatou que durante a conversa com seu colega americano ambos abordaram assuntos como a participação da Itália em contingentes de paz no mundo e especialmente no Afeganistão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet