Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

título

Corinthians desafia "síndrome da ressaca" diante do Fluminense

Vencedor da Copa do Brasil e garantido na próxima edição de Taça Libertadores, o Corinthians inicia, nesta quarta-feira, sua luta contra uma possível "ressaca de títulos".

Vencedor da Copa do Brasil e garantido na próxima edição de Taça Libertadores, o Corinthians inicia, nesta quarta-feira, sua luta contra uma possível "ressaca de títulos". O time enfrenta o Fluminense, às 21h50, no Pacaembu, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.


Desde 2003, início da era dos pontos corridos na elite do Brasileiro e ano em que as finais da Copa do Brasil passaram sempre a acontecer durante a disputa do Nacional, apenas um dos seis times que foram campeões do torneio de mata-matas conseguiu vencer a primeira partida seguinte ao título pelo Brasileiro.

Antes disso, durante toda a história da Copa do Brasil, apenas em uma edição, em 1990, a final havia coincidido com a disputa do Brasileiro, e o Flamengo, então campeão, venceu o Cruzeiro por 2 a 1 após se sagrar campeão.

No total, em sete edições, o aproveitamento dos campeões é de apenas 33,3% no "jogo da ressaca".

O único clube que conseguiu isso nos pontos corridos foi o Fluminense, em 2007, que depois de superar o Figueirense na final da Copa do Brasil venceu o Sport por 3 a 0 pelo Nacional. No restante, foram quatro derrotas e apenas um empate dos campeões em seus primeiros jogos após título.

O único empate aconteceu em 2003, quando o Cruzeiro ficou no 0 a 0 com o Atlético-MG depois de bater o Flamengo na final da Copa do Brasil. Nos dois anos seguintes, os campeões foram times da Série B do Nacional --e também não conseguiram vencer.

Em 2004, o Santo André perdeu por 3 a 0 para a Portuguesa no "jogo da ressaca". Um ano depois, o Paulista, de Jundiaí, foi derrotado por 2 a 1 pelo Sport, em casa.

Em 2006, o Flamengo, que superou o Vasco na final da Copa do Brasil, perdeu no jogo seguinte, pelo Brasileiro, para o Atlético-PR, por 1 a 0, terminando a 14ª rodada da competição na zona de rebaixamento.

Outro time que não conseguiu vencer foi o Sport, no ano passado, que logo após o título foi até Santa Catarina e perdeu por 3 a 1 para o Figueirense, clube que terminaria a competição rebaixado para a Série B.

Contra a "ressaca", os jogadores do Corinthians dizem que o objetivo é a conquista da tríplice coroa --Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

"O objetivo agora é ser campeão brasileiro. Se relaxarmos, fica complicado. Já vimos exemplos de times que venceram a Copa do Brasil e depois tiveram dificuldade para sair da lanterna. Com nossa torcida a favor, não podemos distanciar dos líderes", falou o volante Cristian.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet