Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Bombeiros realizam reciclagem na área de vistoria técnica

A Diretoria de Serviços Técnicos (DST) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está promovendo o 1º Estágio Básico de Análise de Processos e Vistorias Técnicas para edificações com área abaixo de 750m2.


O objetivo é fazer com que os militares dos Centros de Serviços Técnicos (CSTs) se familiarizem com as informações da Norma Técnica nº 01/2008 do CBM/MT, publicada recentemente para realizar vistorias em revendas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Postos de Combustíveis.

A Norma estabelece os procedimentos administrativos e critérios para apresentação de Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico e vistorias técnicas nas edificações, instalações e locais de risco. "Essa Norma foi produto do estudo feito por uma Comissão Interna da DST que elaborou e definiu todos os procedimentos a serem adotados pelos profissionais envolvidos nos Serviços Técnicos", explicou o diretor de Serviços Técnicos do CBM/MT coronel Sidney Rodrigues Faria.

O estágio está sendo realizado em três fases - a 1ª, já encerrada, aconteceu no município de Lucas do Rio Verde, no período de 02 a 06 de março, onde foram capacitados militares dos CSTs de Sinop, Tangará da Serra, Alta Floresta, Colíder e Lucas do Rio Verde. A 2ª está ocorrendo em Barra do Garças com bombeiros dos CSTs de Barra do Garças, Nova Xavantina e Primavera do Leste e a 3ª será realizada em Cuiabá, no período de 16 a 20 de março para militares do 1º Batalhão do Verdão, 2º Batalhão de Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Jaciara e Campo Verde.

Atualmente todas as Unidades do interior do Estado possuem seus CSTs ativados, desenvolvendo praticamente os mesmos serviços que a DST. "Os trabalhos técnicos englobam desde a entrada de um Processo Contra Incêndio e Pânico até a emissão do produto final que é o Alvará de Prevenção Contra Incêndio e Pânico. "Quando o processo é aprovado pelo setor de análise e o usuário executa o projeto fazemos a vistoria técnica para liberação do Alvará", informa o diretor.

Cerca de 60 bombeiros, lotados entre a capital e o interior do Estado, estão sendo recapacitados pela equipe de oficiais da DST.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet