Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Policia faz operação contra tráfico e prende mais de 50 pessoas

Uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar resultou na prisão de 51 pessoas durante uma operação de combate ao tráfico de drogas no Estado de Mato Grosso. No interior, foram detidas 40 acusados e na região metropolitana somam 11 presos. 


Ao todo, 90 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas principais cidades do Estado. Na regional de Várzea Grande, policiais civis e militares cumpriram 30 mandados, sendo 20 na cidade de Várzea Grande, cinco em Poconé e cinco em Santo Antônio de Leverger. 

Em relatório parcial do interior, do total de 40 presos, sete foram em Cáceres, um em Alto Araguaia, três em Juína, cinco em Barra do Garças, três em Guarantã do Norte, dois em Juara, quatro em Lucas do Rio Verde, dois em Peixoto de Azevedo, sete em Sorriso, quatro em Diamantino e um em Tangará da Serra. 

Já através da regional de Várzea Grande foram presas 11 pessoas, sete na mesma cidade, sendo duas adolescentes de 16 e 17 anos, e outras três em Santo Antônio do Leverger e duas em Poconé. 

Um dos presos em Várzea Grande é o advogado Francisco de Paula de Pinho (OAB/Tocantins), detido ao dar fuga a uma mulher suspeita de tráfico, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no bairro da Manga, por policiais do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Parque do Lago. 

O advogado vai responder por associação e favorecimento ao tráfico de drogas. Na casa foram apreendidos diversos objetos, entre eles um aparelho de cartão de crédito visa, uma garrucha calibre 22, 10 munições calibres 22 e 38, aparelhos eletrônicos (2 DVDs, 2 máquinas de serra elétricas), bomba d’água, frente de som automotivo, balança de precisão e porções de drogas.

Os demais presos vão responder por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubo e homícidio. Também foram apreendidos vários aparelhos eletrônicos (furadeiras, tv, dvd, máquinas fotográficas, aparelhos de som, filmadora), quatro motocicletas, um Fiat Uno, três armas de fogo, uma faca e várias munições, três balanças de precisão, além de meio quilo de pasta-base de cocaína, várias porções de entorpecentes e mais de R$ 6 mil, em dinheiro.

A operação integrada está sendo realizada na regional de Várzea Grande e em todas as doze regionais da Polícia Civil e Comandos Regionais da PM no interior. A operação faz parte do planejamento de combate à criminalidade da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). 

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, assegura que as ações serão continuamente reforçadas tanto ostesivamente quanto de prevenção, buscando proporcionar segurança à sociedade e esclarecer crimes com maior celeridade. 

O diretor do Interior, delegado Jales Batista, que acompanha a ação de Diamantino, ressaltou o trabalho integrado das polícias. “Os mandados foram requeridos pela Polícia Civil e a Polícia Militar reforçou o cumprimento”, explicou. “Em todas as cidades o grupo esteve totalmente integrado e os trabalhos articulados, alcançando o resultado esperado”, disse Jales.

REGIÃO METROPOLITANA - A diretora Metropolitana, delegada Vera Rotilde, salientou que o trabalho será contínuo. “É uma ação que as polícias estarão realizando periodicamente”, frisou.

Na região do bairro Jardim Glória, os policiais apreenderam 9 trouxinhas de entorpecentes (8 de cocaína e 1 de pasta-base), uma frente de som automotivo e 4 aparelhos de celular, com suspeitas de terem sido trocado por drogas ou roubados. O dono da residência não estava no local. No bairro Cristo Rei uma mulher foi presa com 14 caixas de cigarros contrabandeados e vai responder por descaminho na Polícia Federal. 

Em Santo Antônio de Leverger, uma pessoa foi presa por posse ilegal de arma e outra detida por material de pesca ilegal. Cláudio Leôncio Wagemam, 38, foi preso em sua residência com um revólver calibre 22, de fabricação argentina e várias munições do mesmo calibre. Também foram encontrados na casa redes de pesca predatória. Com isso, além do flagrante por posse de arma, que neste caso é inafiançável, em razão da origem da arma, vai responder ainda um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), por crime ambiental. 

O segundo TCO foi lavrado contra Luiz Carlos Pedroso, também por pesca ilegal com uso de rede. No município de Poconé, num dos alvos foi encontrado um revólver calibre 38, mas dono não estava na casa. Os policiais também recapturam Wagner Gomes da Silva, o “Caolho”, fugitivo da cadeia pública da região.

Para o delegado regional de Várzea Grande, Pedro Frederico Antunes, a operação atingiu seu objetivo. “Diante dos números apresentados, o trabalho foi satisfatório“, analisou o delegado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet