Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Nova Coordenadoria do Centro de Referência em Média e Alta Complexidade toma posse

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, deu posse na manhã desta quarta-feira (11.03), à nova coordenadora do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), Cresa Moreira Pinto, às gerentes Nice Ramira de Deus Siqueira, na área Técnica, e Guiomar Pereira Martins Lucialdo, na área Administrativa.


No ato da posse o secretário Augustinho Moro ressaltou que “os trabalhos que são desenvolvidos no Centro visam dar mais qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontou que o desafio é justamente aumentar a eficácia na execução dos serviços, avançando a cada dia para os resultados de excelência”.

O secretário lembrou ainda que “no Centro existem bons profissionais que, no seu dia-a- dia, vêm superando os desafios e as responsabilidades nos grandes resultados que o Cermac vem apresentando”.

Os serviços que hoje o Cermac coloca à disposição dos usuários do SUS, sob a gestão estadual, são de Dermatologia, especificamente para os casos de Hanseníase com complicações e na verificação do esquema de medicamentos que são ofertados somente pela rede SUS no tratamento da Hanseníase. Na área de Pneumologia o Estado trabalha com a Tuberculose Multirresistente e a Micobacteriose e na cessão de medicamentos exclusivos da rede SUS e na verificação do esquema de medicamentos com avaliação médica.

O Cermac também trabalha com a Unidade de Diagnóstico por Imagem, Ultrassom, Biopsia de Mama, Próstata, Raio X Simples, Ecocardiograma, Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (vacinas especiais).

“Todos esses serviços têm atuação em conjunto com os municípios e são regulados pela Central de Regulação. Os usuários são devidamente encaminhados na organização dos serviços da rede SUS”, disse a nova diretora, Cresa Moreira Pinto, que atuava anteriormente na coordenação da rede estadual do SUS, ressaltando que “a missão é coordenar os serviços do Cermac, que são referência para o Estado, como também continuar a meta de ofertar serviços de qualidade e resolutividade. Para alcançar esses objetivos continuo contando com as equipes multidisciplinares compostas por médicos, especialistas, técnicos e assistentes do SUS, e dar o apoio necessário para o bom andamento de cada serviço que hora o Estado oferta, garantindo cem por cento na agilidade e na atenção a cada usuário que ali busca solução para o seu problema de saúde”.

Estiveram presentes na posse, além do Secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, servidores do Cermac, a Chefe de Gabinete, Kedna Regina Monteiro da Silva, o superintendente de Atenção Básica, Paulo Roberto Araújo, familiares e amigos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet