Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Benefícios para MT

Governo subsidiará companhias aéreas para diminuir preço das passagens regionais

Foto: Priscilla Silva/OD

Governo subsidiará companhias aéreas para diminuir preço das passagens regionais
O governo federal decidiu subsidiar as empresas aéreas brasileiras, inclusive as grandes como TAM, GOL e Azul, que quiserem fazer voos regionais. Os recursos serão transferidos diretamente para as companhias e será usado para cobrir parte do custo operacional, reduzindo assim o preço das passagens. As informações são do jornal O Globo.


Veja mais:
Aeroporto de VG terá voo internacional; MT se beneficia com novo PAC
Aeroporto de Cuiabá será entregue em duas etapas, antes e depois da Copa

O projeto obedecerá a uma formula que levará em conta o número de passageiros por voo, a distância do aeroporto e o custo do combustível. Com isso o governo federal poderá bancar até 60 assentos por viagem. A medida tomada pelas autoridades brasileiras integra a política do governo para desenvolver a aviação regional no país. São 270 aeroportos de pequeno e médio porte, fora das capitais, que serão contemplados. Em Mato Grosso aeroportos como os de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta começaram a receber investimentos do PAC Aeroportos.

O dinheiro que será investido nas companhias aéreas virá do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que será abastecido pelo pagamento das concessões dos aeroportos que o governo federal fez. A previsão é que neste ano chegue a R$ 3 bilhões. O tesouro nacional ainda irá definir a quantia que será destinada.

Segundo fontes do O Globo os valores serão repassados às companhias a título de subvenção econômica depois do serviço prestado, com base na apresentação de planilhas de custo. Um projeto de lei com pedido de urgência será enviado ao Congresso para que a medida seja implantada o quanto antes.

As empresas aéreas parecem ter gostado da proposta do governo e acreditam que o incentivo será benéfico para todos. A ação deverá alavancar os voos para o interior dos Estados que ainda tem situação precária em seus aeroportos. Com a viagem mais curta, há a ainda a possibilidade de crescimento nos negócios destes municípios. O turismo também pode ser outro a tirar proveito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet