Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Copa 2014

FIFPro: Fifa foi negligente ao permitir o retorno de Álvaro Pereira a campo

FIFPro: Fifa foi negligente ao permitir  o retorno de Álvaro Pereira a campo
Federação Internacional de Jogadores mostra preocupação com uruguaio, que levou uma joelhada e caiu inconsciente; Fifa diz que não pode ir contra comissão técnica


Em comunicado divulgado nesta sexta, a Federação Internacional de Jogadores de Futebol Profissional (FIFPro, na sigla em francês) acusou a Fifa de negligência ao permitir que o lateral uruguaio Álvaro Pereira continuasse em campo mesmo depois de levar uma joelhada e cair inconsciente no gramado, aos 16 minutos da partida entre Uruguai e Inglaterra, na quinta-feira, pelo grupo D da Copa do Mundo.

O jogador foi atendido em campo, mas preferiu sair andando ainda meio grogue. Foi só perceber que o médico Alberto Pan estava pedindo a sua substituição que ele se recuperou imediatamente, abaixou a mão do doutor e exigiu continuar em campo. O técnico Óscar Tabárez aceitou a exigência do jogador do São Paulo, que voltou e seguiu jogando normalmente.

No documento, a FIFPro defendeu que a Fifa "conduza uma investigação interna quanto ao seu protocolo de concussões em competições". A entidade destacou que a Fifa falhou ao não proteger o jogador uruguaio. Em outro trecho exigiu "conversas urgentes para assegurar que a Fifa garanta a segurança dos atletas". Na ausência desta condições, ela "está considerando soluções alternativas, como equipe médica independente para futuras competições".

A Fifa se defendeu em briefing na manhã desta sexta-feira, no Maracanã. Delia Fischer, chefe do departamento de comunicação da entidade, disse que a decisão de manter o jogador na partida é da comissão técnica, e que o staff médico da Fifa deu todo o suporte para realização de exames após a partida.

A FIFPro destaca que o futebol "é um esporte repleto de incidentes e que os jogadores podem sofrer golpes na cabeça, mas exige uma revisão das leis do jogo para que um jogador com uma suspeita de concussão possa ser substituído temporariamente depois de diagnosticado". A entidade assegurou ainda que uma equipe médica está acompanhando de perto o estado de saúde do uruguaio. Naquele momento da partida, o Uruguai derrotava a Inglaterra por 1 a 0. O duelo terminou com a vitória da Celeste por 2 a 1, com dois gols de Suárez. Rooney fez para os ingleses.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet