Os povos indígenas da região noroeste de Mato Grosso debatem em encontro local com as reivindicações preliminares que serão apresentadas na Reunião Preparatória dias 26 e 27 de março, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As discussões antecedem a pauta que será encaminhada pelas diversas regiões do Estado para a I Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena, no mês de setembro.
Os assuntos apontados como prioritários na reunião regional e debatidos na reunião preparatória serão apresentados aos povos em um novo encontro marcado para a segunda quinzena de maio, na região. Na ocasião, as nove etnias que vivem no noroeste do Estado vão avaliar as ações desenvolvidas nas escolas para então acrescentar propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual.
O líder da região Noroeste no Conselho de Educação Indígena de Mato Grosso (CEI-MT), Aldecir Rodrigues Vela Arara, enfatiza a importância das discussões para garantir as necessidades educacionais dos povos indígenas. O seminário, em maio, reunirá os povos Arara, Apiacas, Kaiabi, Mundurucu, Meyky, Cinta Larga, Ribaktsa, Zoro, Ewewa-wewe.
Arara destaca os avanços na concretização dos direitos dos povos indígenas a partir da Constituição de 1988 quando foi determinada a educação específica e diferenciada. Para o líder, avanços significativos em Mato Grosso ocorreram só a partir de 1996 com a criação do CEI e, em 2004, com o impulso garantido pela Seduc na construção de escolas nas aldeias.
No histórico traçado pela liderança foi também na mesma época (2004) que o CEI - MT, fundado em 95/96, ganhou relevância garantindo às escolas o gerenciamento dos recursos. Diante desses fatos, acredita, a Conferência é fundamental para a concretização das ações projetadas em 88, e para a conquista entre outros, da criação do Sistema Escolar Indígena.
Para a comissão organizadora da Conferência Estadual de Educação na Seduc as reuniões são instrumentos para reflexão das necessidades e anseios dos povos indígenas. A partir delas serão elaborados o texto da Conferência Nacional pensado de forma a situar a Educação Escolar Indígena no contexto das políticas públicas voltadas aos povos indígenas da contemporaneidade.