Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Reunião preparatória debate reivindicações de povos indígenas

Os povos indígenas da região noroeste de Mato Grosso debatem em encontro local com as reivindicações preliminares que serão apresentadas na Reunião Preparatória dias 26 e 27 de março, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As discussões antecedem a pauta que será encaminhada pelas diversas regiões do Estado para a I Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena, no mês de setembro.


Os assuntos apontados como prioritários na reunião regional e debatidos na reunião preparatória serão apresentados aos povos em um novo encontro marcado para a segunda quinzena de maio, na região. Na ocasião, as nove etnias que vivem no noroeste do Estado vão avaliar as ações desenvolvidas nas escolas para então acrescentar propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual.

O líder da região Noroeste no Conselho de Educação Indígena de Mato Grosso (CEI-MT), Aldecir Rodrigues Vela Arara, enfatiza a importância das discussões para garantir as necessidades educacionais dos povos indígenas. O seminário, em maio, reunirá os povos Arara, Apiacas, Kaiabi, Mundurucu, Meyky, Cinta Larga, Ribaktsa, Zoro, Ewewa-wewe.

Arara destaca os avanços na concretização dos direitos dos povos indígenas a partir da Constituição de 1988 quando foi determinada a educação específica e diferenciada. Para o líder, avanços significativos em Mato Grosso ocorreram só a partir de 1996 com a criação do CEI e, em 2004, com o impulso garantido pela Seduc na construção de escolas nas aldeias.

No histórico traçado pela liderança foi também na mesma época (2004) que o CEI - MT, fundado em 95/96, ganhou relevância garantindo às escolas o gerenciamento dos recursos. Diante desses fatos, acredita, a Conferência é fundamental para a concretização das ações projetadas em 88, e para a conquista entre outros, da criação do Sistema Escolar Indígena.

Para a comissão organizadora da Conferência Estadual de Educação na Seduc as reuniões são instrumentos para reflexão das necessidades e anseios dos povos indígenas. A partir delas serão elaborados o texto da Conferência Nacional pensado de forma a situar a Educação Escolar Indígena no contexto das políticas públicas voltadas aos povos indígenas da contemporaneidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet