Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Esportes

McLaren apoia finlandês contra Max Mosley e Jean Todt em eleição da FIA

O inglês Martin Whitmarsh, diretor geral da equipe McLaren de F-1, manifestou nesta quarta-feira apoio à candidatura do finlandês Ari Vatanen, ex-campeão mundial de rali, para suceder Max Mosley na presidência da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).


Vatanen, campeão mundial de rali em 1981 e quatro vezes vencedor do Rali Dacar, deve enfrentar nas eleições do dia 23 de outubro o francês Jean Todt, ex-chefe de equipe da Ferrari e que conta com o apoio de Max Mosley, que confirmou hoje que não será candidato à reeleição.

Para Whitmarsh, o finlandês de 57 anos seria capaz de iniciar um processo de reconciliação na F-1 entre FIA e equipes. "É uma pessoa que traz sangue novo, e renovar o mundo do esporte é bastante necessário", apontou.

"Ele foi um grande piloto e um campeão mundial, por isso acho que entende bem o mundo da competição. Também foi um político de êxito, e isso é um extra porque há muita política na F-1, no esporte a motor e na FIA", explicou.

"Se alguém pode reformular a FIA, Vatanen tem todas as credenciais para isso. Se Max Mosley não continuar e Ari for candidato, tenho certeza que conseguirá muitos apoios porque é uma pessoa equilibrada e sensível", completou Whitmarsh.

Mosley

Max Mosley emitiu nesta quarta-feira uma carta confirmando que não tentará se reeleger e apontou Jean Todt como seu substituto ideal na entidade.

"Jean é, de maneira inquestionável, o maior fora de série do esporte a motor de sua geração e de qualquer outra. Equipes dirigidas por ele ganharam o Mundial de Rali, campeonatos de cross country, como o Paris-Dacar, as 24 horas de Le Mans e o Mundial de F-1. Se ele decidir lançar candidatura, creio que será a pessoa ideal para continuar o trabalho realizado nos últimos 16 anos", disse.

Além de Vatanen e Todt, outro provável candidato ao cargo é o presidente do Automóvel Clube de Mônaco, Michel Boéri.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet