Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Na CPI, acordo transforma convocação a presidente da Petrobras em convite

Na tentativa de evitar uma ofensiva da oposição contra o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, o senador João Pedro (PT-AM), que presidente a CPI do Senado que vai investigar a estatal, apresentou nesta quarta-feira um requerimento convidando Gabrielli a prestar esclarecimentos. A movimentação governista foi negociada com o presidente da Petrobras e pretende evitar que ele seja convocado pelos oposicionistas.


Pelo regimento do Senado, no convite, a pessoa pode marcar a data do depoimento, não é obrigada a responder todas as perguntas e não precisar fazer o juramento de que está dizendo a verdade.

O petista ainda apresentou outros três requerimentos para ouvir o diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o Gerente Executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa.

Segundo o presidente da CPI, a presença dos executivos no início dos trabalhos da comissão pode começar a esclarecer dúvidas e auxiliar na definição dos rumos da investigação. "Considero a presença dos diretores da Petrobras no início dos trabalhos da CPI ideal para avançarmos nos esclarecimentos e aprofundarmos o debate sobre a instituição", disse.

Ao todo, governo e oposição já protocolaram 82 requerimentos. Todos os pedidos serão votados pelo plenário da CPI após o recesso parlamentar, que termina em agosto. Como o governo conta com ampla maioria, a expectativa é que sejam aprovados aqueles que não tragam preocupação ao governo.

Os requerimentos apresentados pela oposição envolvem, além da estatal, o PT e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Os oposicionistas também pedem cópia de toas as investigações do Ministério Público, Polícia Federal, TCU (Tribunal de Contas da União) que tem a estatal como alvo. Também foram requisitadas auditorias internas que analisam a movimentação financeira da empresa.

A oposição defende a convocação dos empresários Valdir Lima Carreiro e Laudezir Carvalho Azevedo, da Iesa Óleo e Gás; o gerente executivo de Comunicação Institucional da estatal, Wilson Santarosa; a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira; e do ex-gerente de Comunicação da área de abastecimento da Petrobras, Geovane Moraes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet