Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Obama receberá premiê iraquiano na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá o premiê iraquiano, Nouri al Maliki, em 22 de julho em Washington, informou nesta quarta-feira a Casa Branca.


A visita acontece no momento em que o governo americano pressiona o Iraque para que assuma mais responsabilidades, fortaleça as instituições democráticas e fomente a negociação entre xiitas, sunitas e curdos sobre a divisão de poder.

Em comunicado, a Casa Branca indicou que Obama abordará com Maliki "uma ampla agenda de assuntos de interesse mútuo".

"EUA e Iraque têm uma estreita relação e são parceiros na construção de um Iraque soberano, estável e autossuficiente mediante a retirada responsável das forças americanas e o estímulo de novos laços comerciais, culturais e educativos", acrescentou.

Os EUA completaram no início do mês a retirada de tropas das cidades iraquianas, dentro do acordo assinado com o governo do Iraque no ano passado, que prevê a retirada total dos soldados do país até 2011.

Segundo Obama anunciou em março, os EUA --que mantêm cerca de 130 mil soldados no Iraque-- devem retirar suas forças de combate do Iraque em setembro do próximo ano e completar sua saída até dezembro de 2011.

Ao mesmo tempo, o presidente americano lançou uma série de chamadas a favor da reconciliação entre as diversas comunidades no Iraque, o que causou irritação em Bagdá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet