Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

Estado e INDG iniciam trabalhos para reduzir gastos públicos

Com o propósito aumentar a capacidade de investimento de Mato Grosso com recursos próprios, o Governo do Estado e o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) iniciam neste mês os trabalhos do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) na área do gasto público. Nesta quarta-feira (15.07), a equipe de consultores do INDG apresentou aos secretários de Estado e a outros representantes de cada uma das pastas a metodologia e o cronograma das atividades.


Os consultores líderes do projeto em Mato Grosso, Welerson Cavalieri e Diego Magnus, explicaram que os gestores de cada Secretaria vão selecionar, no total, 140 servidores efetivos, para contribuir com os trabalhos e disseminar a metodologia da gestão para resultados aos demais funcionários de suas respectivas pastas. Inicialmente, será feito um diagnóstico do cenário do gasto público. Posteriormente, será feita uma análise individualizada das despesas, construída a matriz de metas e traçados os planos de ação para a redução dos gastos por um período de 12 meses.

Os consultores do INDG, juntamente com os técnicos do governo, farão o acompanhamento dos resultados e os ajustes necessários durante período de execução dos planos de ação para que as metas definidas sejam alcançadas.

As atividades do PMGP começaram a ser desenvolvidas no final do ano passado na área da receita pública, por um grupo de nove consultores do INDG e por técnicos da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Nessa área, os trabalhos encontram-se na fase de execução dos planos de ação e de acompanhamento dos resultados. “O programa tem como finalidade garantir o crescimento sustentado da receita estadual, com vistas a aumentar a capacidade de investimento em obras de infraestrutura econômica e social, e reduzir os gastos em toda a estrutura governamental, exceto com pessoal”, pontua o secretário de Fazenda, Eder Moraes.

Por meio do Movimento Brasil Competitivo (MBC), liderado no Brasil por Jorge Gerdau, o Governo do Estado contratou a consultoria do INDG, do renomado consultor Vicente Falconi, para otimizar os resultados nas áreas de arrecadação e gestão governamentais.

A consultoria treina servidores do quadro efetivo das áreas trabalhadas a disseminarem a metodologia de gestão para resultados. “Transferimos o conhecimento para gerar resultados cada vez mais benéficos para o Estado e garantir a continuidade da metodologia mesmo depois de encerrada a consultoria”, salientou o consultor Welerson Cavalieri.

O coordenador do projeto em Mato Grosso, o assessor econômico da Sefaz, Vivaldo Lopes, destacou que, “ademais, o aperfeiçoamento do gerenciamento dos gastos e da receita própria atua de forma positiva para melhorar a governança pública e, por consequência, o ambiente de negócios em Mato Grosso, porque possibilita às empresas do Estado ficarem mais competitivas”.

A parceria com o MBC foi empreendida pelo secretário Eder Moraes ao governador Blairo Maggi, pelo fato do PMGP ser um dos um dos mais completos do país. Com mais de 30 anos de atuação, o Instituto é responsável pelo bem-sucedido programa de modernização na gestão de vários órgãos do Governo Federal e dos seguintes Estados: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet