Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Alunas do curso de costura industrial apresentam trabalho em desfile de moda

Sessenta mulheres, participantes de um curso de costureira industrial polivalente, mostraram, em um desfile de moda realizado nesta terça-feira (14.07), o resultado de quase três meses de aprendizado. Orgulhosas do próprio feito, elas exibiram, aos familiares e convidados, as blusas, saias e vestidos produzidos ao final do curso, promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do programa Qualifica Mato Grosso.


A técnica responsável pelo setor de vestiário do Senai, Maria Morais, explica que o evento foi pensado como um incentivo à dedicação das alunas. ”Idealizamos um desfile como um desafio para que elas se esforçassem ao máximo”, afirmou Maria, completando que as peças são a prova concreta do trabalho do grupo.

Finalizando a produção das alunas, a professora Paula Milani, 21 anos, resumiu o conteúdo do curso. “Elas começaram costurando quadradinhos, para aprender a ter destreza e domínio sobre as máquinas, depois, cada uma montou e costurou um shortinho e, por último, as peças da coleção”, lembrou.

Estimulando a criatividade do grupo, a professora discutiu com as alunas os modelos desejados, modelou e cortou as peças, que elas se encarregaram de costurar. “Não sabia nada de costura. Pela necessidade resolvi tentar, descobri que tenho jeito e decidi me aperfeiçoar”, revela Valkíria Coutinho, 37 anos, que pretende se inscrever no curso de corte e modelagem.

Desempregada, Maria Magda da Silva, 30 anos, havia trabalhado fazendo pequenos consertos em roupas. “Costurar de verdade aprendi aqui. Esse vestido foi trabalho meu. É importante não ficar presa a uma coisa só e querer aprender mais”.

Emanuele Costa, 20 anos, desfilou um vestido de festa com pespontos e bolsos, aprendidos no treinamento, costurados na ampla saia. “É um modelo conceitual. O aplique do ponto-de-interrogação, por exemplo, representa uma pergunta do que faríamos aqui”, explica Emanuele.

A última turma do curso de costureira industrial tem 25 estudantes. Além das aulas práticas, noções de relações interpessoais e cidadania, ética no trabalho e gestão também fazem parte do currículo. As aulas começaram na primeira semana de julho e vão até setembro, os encontros acontecem todas as manhãs de segunda a sexta-feira, na oficina de vestuário do Senai, no Porto, em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet