Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Governador presta homenagem ao Gespública 2009

“Nós estamos investindo no atendimento ao cidadão, na qualidade com que ele é tratado quando busca os serviços públicos. O prêmio que foi entregue hoje é um reconhecimento às pessoas que se dedicaram para melhorar a gestão pública, padronizar os processos e gerar com isso uma maior confiança e economia no trabalho do Estado”. O agradecimento partiu nesta quarta-feira (15.07) do governador em exercício, Silval Barbosa, durante a cerimônia de entrega das medalhas do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), em reconhecimento aos serviços prestados de relevância ao Estado.


O Gespública é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Neste ano, foram premiados na solenidade no Palácio Paiáguas o secretário de Fazenda, Eder Moraes, o coronel Almir Baliero, o conselheiro Valter Albano, a Escola Fazendária, representada pela servidora Sônia Pesarini, e os voluntários que atuam no programa, Dorlete Dacroce, José Mauricio de Matos, Selma Pedroso e Sandra Marques.

Na oportunidade, o secretário Eder Moraes explicou que o Gespública é um modelo de gestão de excelência importantíssimo para manter o foco. "Ele orienta as organizações e simplifica os processos que são necessários para trabalhar dentro da máquina pública. Este prêmio é um reconhecimento ao esforço do Governo de Mato Grosso, que tem priorizado a qualificação dos servidores e a transversalidade entre as pastas”, destacou.

Para a representante dos voluntários, Sandra Marques, a participação atende a necessidade de se contribuir para o desenvolvimento social do Estado. Ela explicou que os voluntários atuam em frentes de trabalho junto aos órgãos participantes do Gespública. “Nós podemos, por exemplo, dialogar com a administração de uma Secretaria para fazer a validação da autoavaliação, dando credibilidade e transparência a todo o processo".

Na opinião da coordenadora do Núcleo Estadual do Gespública, Patrícia de Souza Proença, é necessário que cada vez mais voluntários se apresentem para participarem do programa. Ela detalha que o Gespública classifica as instituições participantes em nove níveis de excelência em uma escala de mil pontos. “As instituições estão cada vez mais se preocupando com a qualidade, com a eficiência na execução dos processos. Nosso trabalho consiste em fomentar qualificações e metodologias a serem aplicadas. Anualmente acompanhamos as autoavaliações das organizações onde o resultado é a produção do Plano de Melhoria da Gestão”, falou.

A Sefaz assumiu em 2005 a condição de âncora na coordenação do Núcleo Regional do Gespública, antes intitulado Programa da Qualidade no Serviço Público (PQSP). O Programa foi instituído em 1991, no contexto do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP), com o propósito de melhorar a gestão das organizações públicas, tornando-as mais eficientes na administração dos recursos públicos, voltadas mais para o atendimento às demandas da sociedade do que para os seus processos burocráticos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet