Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mulher tem semana marcada por cuidados especiais na AL

O Programa QualiVida da Assembleia Legislativa marcou a semana com diversas ações voltadas à mulher. Na última quarta-feira (04), foi realizada uma palestra sobre a osteoporose - mal que pode atingir homens, mulheres e crianças. O evento aconteceu no Auditório Licínio Monteiro e contou com a presença de 68 pessoas. Estve participando servidores da Casa e público esterno. Além de sanarem as dúvidas sobre a osteoporose, os participantes ainda concorreram a prêmios no final da palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher – comemorado no dia 8 de março. 


Durante a explanação da palestra proferida pela médica endocrinologista Denise Dotta, que também é servidora da Assembléia foi explicado que a alimentação adequada colabora significativamente, na prevenção da doença. Aliás, ela destacou que a exposição solar moderada é outra forma de diminuir o aparecimento dos sintomas. Isso porque a Vitamina D só vem do sol para as pessoas. “A menos que a gente ingira essa vitamina via oral”, esclareceu Denise.

Denise também acrescentou que a prática de exercícios físicos, é outro fator importante na prevenção da osteoporose. Para àqueles que já convivem com a doença, ela aconselha que continuem tomando todos os cuidados, mas, além disso, ela sugeriu a procura de um acompanhamento médico - para que a pessoa possa receber orientação do remédio específico para o tratamento.

A médica ainda explicou sobre os principais colaboradores para o aparecimento da osteoporose. Segundo ela, a baixa ingestão de leite e seus derivados, é um deles. No entanto, a genética também pode facilitar o aparecimento da doença. Inclusive, a endocrinologista disse que a pessoa de raça branca e européia tem mais tendência a osteoporose. As que estão abaixo do peso também estão mais propensas.

“Além disso, há várias doenças que determinam o aparecimento do problema, em especial as de origem glandulares como, por exemplo, a tireóide”, informou a endocrinologista ao acrescentar que outro colaborador para o surgimento é a menopausa precoce. “Quanto mais cedo a mulher receber a menopausa é mais arriscado o aparecimento da osteoporose”, disse Denise.

Ao final da palestra – ouve sorteio de dez prêmios. A gerente do Programa Quali Vida, Rosemira Costa informou que participam dos preparativos do evento: Sala da Mulher da Assembleia Legislativa sob coordenação de Janete Riva, Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindal), Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalmat), Instituto Memória, Escola do Legislativo, Cerimonial, Credlegis, Plano Estratégico, Secretaria de Comunicação Social e TV Assembléia. “Essa união dos setores da Assembléia faz parte de uma agenda única – alusiva as comemorações do Dia Internacional da Mulher”, revelou Rosemira.

Ao entregar os presentes para as sorteadas, a servidora da Sala da Mulher, Jucilânia Alves Moreira (a Nega como é conhecida) – disse que eventos dessa conjuntura são muito necessários, haja vista que estão voltados para a prevenção e a saúde da população.

“Por conta de palestra desse segmento, a Assembléia está com uma imagem cada vez melhor. Deixando transparecer que o bem estar da sociedade é a prioridade dos dirigentes da Casa”, explanou Nega.

Apesar de não ter sido uma das sorteadas, a servidora do gabinete do deputado João Malheiros (PR), Cherlle Vendramini, disse que estava feliz, pois o foco principal de sua participação era mesmo a palestra.

Na opinião dela é preciso estar sempre alerta, ainda mais aqui na Assembléia, onde há muitos servidores na faixa etária de 50 e 60 anos de idade. “Esse tipo de orientação, previne e alerta as pessoas para que elas procurem um médico e verifiquem o estado de sua saúde”, analisou a servidora ao acrescentar que se havia alguém com sintomas da doença, antes da participar da palestra “com certeza esse alguém abriu os olhos. A orientação da doutora Denise colaborou muito”, concluiu Cherlle Vendramini.

A semana da beleza na Assembleia teve como patrocinador a farmácia Droga Geral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet