Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Aula inaugural dá início ao ano letivo no presídio feminino

150 reeducandas estão matriculadas nas aulas de alfabetização, EJA e Ensino Médio

Muita música com o coral evangélico ‘Heroínas da Fé’ marcou o início do ano letivo no presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Nesta sexta-feira (06), professores da unidade, representantes da Fundação Nova Chance, da Secretaria de Estado de Educação, e o coordenador de Ensino Penitenciário da Sejusp, Claudomiro Messias de Lima, participaram da aula inaugural do presídio.

“A educação abre novos caminhos, novas propostas. É por meio dela que vocês terão um futuro melhor”, disse a coordenadora de educação da unidade, Tânia Suely Viana Fraiberg, para as reeducandas presentes na abertura do evento.

Para o coordenador de Ensino Penitenciário da Sejusp, Claudomiro Messias de Lima, a educação é de extrema importância na vida de todos enquanto sociedade. “Aproveitem essa oportunidade que vocês estão tendo hoje”, enfatizou o coordenador às reeducandas.

Os representantes da Fundação Nova Chance (Funac) aproveitaram a ocasião para esclarecer às reeducandas sobre o trabalho desempenhado pela Fundação dentro do Sistema Prisional, regulamentando a mão de obra formal dos reeducandos e gerenciando a educação.

Os membros da Funac explicaram ainda como as reeducandas poderão dar seguimento aos estudos quando estiverem em liberdade.

Ao final do evento, durante a manhã, reeducandas prestaram uma homenagem as mulheres – em alusão do Dia Internacional da Mulher – com frases escritas em cartazes.

O destaque do encerramento foi a reeducanda Shirley Vieira da Silva, que ingressou analfabeta no Sistema Prisional. Shirley homenageou as mulheres presentes com a leitura de um poema. “Quando ela entrou no presídio feminino não conseguia nem falar”, disse a coordenadora de educação da unidade, Tânia Suely Viana.

O evento terá continuidade neste sábado (07.03), pela manhã, com um café da manhã (9h) seguido da palestra com a senadora da República, Serys Marli, às 9h30.

No período da tarde, às 14h, reeducandas e convidados terão uma tarde de cinema, com apoio do Sesc Arsenal. No encerramento, às 16h, os presentes poderão prestigiar a apresentação musical da banda Atos.

EDUCAÇÃO – Quase 150 reeducandas do Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, estão matriculadas nos cursos de alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA) - de 1ª a 4ª e de 5ª a 8ª séries, e Ensino Médio, para o ano letivo 2009.

Só na Cadeia Pública de Várzea Grande, Penitenciária Central do Estado, presídio feminino, Centro de Ressocialização de Cuiabá, Penitenciária da Mata Grande e Colônia Penal Agrícola das Palmeiras são quase mil reeducandos matriculados este ano.

Para atender a uma das políticas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para o Sistema Prisional, que visa desenvolver atividades educativas e profissionalizante de maneira dinâmica dentro das cadeias e penitenciárias de Mato Grosso, o governo de Mato Grosso criou a Escola Estadual Nova Chance, por meio do Decreto nº 1543 de 28 de agosto de 2008.

Para desempenhar suas funções, a Escola Nova Chance conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet