Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Projeto PM Júnior lança 1ª revista educativa nesta sexta-feira

A revista Educativa do Projeto PM Júnior, elaborada por crianças carentes de 12 a 16 anos, e por policiais militares que atuam no projeto, será lançada nesta sexta-feira (06.03), às 18h, na Base Comunitária do São João Del Rey, em Cuiabá. Foram confeccionadas, com apoio do Governo do Estado, mil exemplares que serão distribuídos durante o evento e também a autoridades do Estado.


Ao todo são 34 páginas onde constam dicas de segurança, informações sobre a fundação da Base, o início do projeto, o hino nacional, dicas de segurança. A revista ainda contempla histórias criadas pelos alunos, bem como páginas para colorir. Diversas autoridades foram convidadas a prestigiar a solenidade.

Há quase seis anos, a idéia da moradora da área do Del Rey, Edna Maria Cezar, ganhou forma, cor, vida, por meio do auxílio da Polícia Militar. Da vontade de retirar as crianças das ruas, nasceu a “Associação Jovens Unidos Para um Mundo Melhor”. A Polícia Militar, seguindo a premissa de trabalho de prevenção a criminalidade, encampou a idéia, criando o projeto PM Júnior. “Apoiamos a ação. A Polícia trabalha pautada na prevenção. A segurança não é só questão de Segurança Pública”, explica o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Antônio Mário Ibanez.

Em todo esse tempo de ação, mais de mil crianças carentes (na maioria em situação de vulnerabilidade ao crime) desenvolveram atividades por meio do projeto. “Cansei de ver a garotada no meio da rua, ociosos, sem nada que pudessem fazer. A região é muito carente de projetos e de áreas de lazer”, conta Edna. Hoje são atendidas 150 crianças (dividas em turmas do período vespertino e matutino). As aulas acontecem na sede da Base. “Nosso ideal é que um dia tenhamos aqui na região uma escola militar”, diz a criadora da Associação.

São oferecidas aulas de futebol, de vôlei, canto, reforço escolar. Cada um dos estudantes também passa a ter contato com disciplinas militares e aprendem sobre cidadania e ética. São oferecidos ainda passeios culturais, além de aulas de desenho. “Já foram conhecer museus da UFMT, além do zoológico. Os alunos se apresentam ainda em desfiles militares”, explica a coordenadora do projeto, soldado Creudirene Lima Teixeira.

Educação – Para que permaneçam no projeto, cada criança deve estar devidamente matriculada e freqüentando as salas de aulas. A repetência incide no desligamento do projeto. O que a primeira vista pode ser interpretado como ato severo é refletido diretamente no desempenho escolar. “Temos um número mínimo, quase irrisório de crianças que repetiram o ano”, conta a soldado. “É extremamente satisfatório trabalhar com eles. Muitas vezes recebemos a visita de pais que nos informam sobre as mudanças que as crianças sofrem, o comportamento melhora”.

O sucesso do projeto resultou em uma lista de espera. Voluntários também são bem vindos. Quem estiver interessado em ajudar poderá entrar em contato com a soldado Creudirene por meio do telefone da Base, o 65-3675-1395.


SERVIÇO:
EVENTO: Lançamento da Revista PM Júnior
ONDE: Base Comunitária do São João Del Rey, instalada na rua 29, sem número.
HORÁRIO: 18H
DATA: 6 de março

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet