Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Indea divulga resultado da campanha na faixa da fronteira

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) divulga nesta sexta-feira (06.03), às 10h, na sala de reuniões do Indea-MT, os números da etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Estado na faixa da fronteira. A campanha foi realizada entre os dias 1º e 28 de fevereiro. A entrevista coletiva será concedida pelo presidente do Indea, Decio Coutinho, a diretora técnica Maria Auxiliadora P. R. Diniz e o coordenador Roberto Renato Pinheiro da Silva, da Coordenadoria de Controle das Doenças dos Animais (CCDA),.


De acordo com o presidente Decio Coutinho a Bolívia ainda não foi reconhecida como área livre da febre aftosa, por isso a necessidade de manter a imunidade do rebanho jovem nas áreas de maior risco para reintrodução do vírus da febre aftosa. "O produtor rural dos rebanhos das regiões que compreendem os municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Porto Esperidião que possuem propriedades no raio de 15 Km da Fronteira com a Bolívia, devem vacinar todos os bovinos e bubalinos de 0 a 12 meses, esses devem ser imunizados três vezes ao ano contra a doença", afirmou.

A realização da vacinação é de responsabilidade do Indea - MT, com designadas 20 equipes de servidores da instituição e 20 vacinadores comunitários que realizaram os trabalhos de imunização do rebanho utilizando pistolas oficiais.

Mato Grosso vai ter apenas duas etapas de vacinação contra a febre aftosa em 2009, uma em maio para animais de 0 a 24 meses e outra em novembro para animais de mamando a caducando. A redução da obrigatoriedade da vacinação de três para duas etapas, com autorização do Ministério da Agricultura, era um pedido antigo do setor, que só foi possível após o parecer favorável com base em estudos de campo e científicos, além dos excepcionais índices de vacinação.

O Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa), financiou a vacina para os produtores desta região. O fundo adquiriu as 80 mil doses da vacinas e contratou os vacinadores comunitários. Um dos principais objetivos da criação do fundo, que completa 15 anos, é a fomentação das ações emergenciais do programa de erradicação da febre aftosa, e futuras indenizações após a erradicação da doença e suspensão da vacinação.

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso é responsável pela execução do programa de erradicação da Febre Aftosa em parceria com o Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa), a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso, (SFA/MT), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, (Famato), o Sindicato das Empresas de Leilões Rurais, (SNLR), e o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos Estado do Mato Grosso,( Sindifrigo).

Um dos principais objetivos da criação do fundo que completa 15 anos é a fomentação das ações emergenciais do programa de erradicação da febre aftosa, e em sua constituição prevê ações emergenciais e futuras indenizações após a erradicação da doença e suspensão da vacinação.


Serviço:

Coletiva à Imprensa
Data: 06 de março.
Horário: 10h.

Local: Sala de reuniões do INDEA/MT - Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso.

Endereço: Rua 02, S/Nº - Ed. Ceres - 2° Andar - Centro Político Administrativo - CPA -Cuiabá - MT

Assessoria de Comunicação SEDER - MT- (65) 3613-6204
Denise Niederauer - (65) 9971-9520

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet