Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Reino Unido deve manter número de soldados no Afeganistão

O comandante do Estado-Maior do Exército do Reino Unido, general Richard Dannatt, afirmou nesta sexta-feira que o número de tropas no Afeganistão será mantido, apesar das duras críticas enfrentadas pelo governo de que os esforços são insuficientes para garantir a segurança das tropas.


O oficial admitiu, contudo, que poderá haver aumento de soldados nos próximos 18 meses até que o Exército afegão possa assumir mais responsabilidades. Ele também pediu mais equipamentos, especialmente helicópteros, para proteger os soldados britânicos na campanha militar contra o grupo radical islâmico Taleban.

O Reino Unido já aumentou suas tropas no Afeganistão neste ano, chegando a 9.000 soldados. A ação tem em vista as eleições presidências afegãs, marcadas para 20 de agosto, mas depois do pleito o governo britânico pretende diminuir o número de tropas para 8.300.

"Será a coisa correta, em curto prazo, mantermos o nível em 9.000 soldados. Abaixo dos 8.300 seria errado do ponto de vista militar", disse Dannatt.

Baixa


O Ministério da Defesa britânico anunciou nesta quinta-feira que um soldado morreu em uma explosão no sul da província de Helmand. Com a morte, o número de militares mortos no Afeganistão, desde a invasão de Otan (aliança militar ocidental) em 2001, chega a 185 --a 16ª baixa só neste mês.

As tropas britânicas participam, ao lado de cerca de 4.000 fuzileiros americanos e centenas de agentes de segurança afegãos, da operação Khanjar --uma grande ofensiva das tropas para tentar reconquistar o controle sobre a província de Helmand.

O premiê Gordon Brown defende a missão britânica no país como essencial e suficiente, mesmo diante do número crescente de mortes --que já superam os soldados mortos na Guerra do Iraque.

Helicópteros


Após pressões públicas e da oposição, o governo britânico afirmou que irá mandar mais helicópteros e veículos para o Afeganistão. O representante do Ministério da Defesa, Jock Stirrup, disse a emissora de TV Sky News que mais helicópteros iriam "impedir mortes", permitindo que as tropas evitem ser atingidas por bombas improvisadas nas estradas afegãs.

Para cumprir a promessa, o Ministério da Defesa solicitou ao general Richard Dannatt uma lista com os itens necessários.

Um relatório do Comitê de Defesa da Câmara dos Comuns britânica, divulgado nesta quinta-feira pelo jornal "The Guardian", conclui que a falta de helicópteros prejudica as operações militares na Guerra do Afeganistão e coloca os soldados britânicos em risco ao serem obrigados a usar transporte terrestre.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet