Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Prefeitura contabiliza resultados com emprego de programa americano de informática

Iniciado em 2005 e, oficialmente instalado em 2008, a Prefeitura de Cuiabá, via Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), desenvolve o programa americano de informática EPANET (Environmental Protection Agency Net Work), que tem sido utilizado na modelagem e simulação da distribuição de água em relação ao programa de perdas, com programa piloto no bairro Coophema.


O emprego desse sistema avançado já se revelou como um instrumento de utilidade comprovada no dia-a-dia da Sanecap, afirmou o engenheiro sanitarista Paulo Mário Costa Cardoso (Distribuição e Macro-Medição), contabilizando dividendos econômicos e mais ágeis no setor operacional da companhia, no combate a perdas de água.

A professora Eliana Rondon Lima, presidente da Sanecap, também aplaude a eficácia desse programa. “Trata-se de um programa extremamente útil. Permite simulação de vazões e pressões nas linhas de abastecimento de água. Estamos utilizando-o para pesquisar e melhorar o desempenho hidráulico do nosso sistema, na operação diária e/ou na pesquisa e, em particular, o combate às perdas e a vulnerabilidade das falhas de elementos técnicos do sistema de abastecimento de água na capital”.

Esse programa evita ainda, enfatiza Rondon, escavações desnecessárias por parte da Sanecap, pois o quadro preciso delineado das linhas de determinada região, a exemplo do CPA, permite visualizar exatamente a origem do problema e qual é a melhor solução para aquele caso, conclui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet