Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Orçamento Participativo de Várzea Grande é visto como modelo

Nesta quinta-feira às 17h, o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, se reunirá na sede da Prefeitura com os vereadores da cidade, lideranças comunitárias e convidados de outros municípios brasileiros para a última reunião da primeira etapa da implantação do Orçamento Participativo do município.


Inédito no país, o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento chamou a atenção de organizações nacionais de combate à corrupção como do presidente da Associação dos Amigos de Januária (Asajan) de Minas Gerais, jornalista Fábio Oliva, da coordenadora do Movimento Voto Consciente de São Paulo Sônia Barboza e, da vereadora pelo PSDB no Rio de Janeiro, Andréia Gouveia Vieira.

O trabalho que encerra o levantamento das necessidades e problemas dos 149 bairros de Várzea Grande é visto pelas organizações como um orçamento participativo que faz falta para outras cidades. A secretária de Planejamento do município, Ester Inês Scheffer, idealizadora do projeto, explica que a próxima etapa será a implantação do atendimento destas necessidades no orçamento. Segundo ela, para resolver a maioria dos problemas, não é necessário fazer grandes obras. E já está sendo possível atender aos pedidos emergenciais.

"O orçamento que temos é capaz de atender à maioria dos pedidos. Muitas necessidades apontadas são simples, como tapar um buraco ou resolver um problema no atendimento de um posto de saúde. Remanejar um funcionário que não está capacitado para atender ao público é um ato de gestão. O orçamento participativo tem o papel de um departamento de marketing de uma empresa privada, pois detecta a necessidade do cliente. Para saber das necessidades dos moradores, é preciso ouvi-los”, disse a secretária.

Defensora do orçamento transparente, com metas e resultados, a vereadora Andrea Gouveia Vieira comparecerá ao evento. “É uma pena que, no Rio, ainda não tenhamos conseguido implantar o orçamento por metas, com levantamento de necessidades. Não conseguimos porque o último prefeito não quis. Mas este é um compromisso da atual administração, que nós vamos cobrar”, afirma a vereadora.

A reunião está marcada para as 17h no gabinete do prefeito Murilo Domingos, e às 19h todos seguem para o bairro Parque Paiaguás, onde ocorrerá a última reunião de em total de 125 realizadas de segunda a sábado nos três períodos do dia, em 149 bairros da cidade desde junho do ano passado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet