Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Ceope tem aprovado pela Fapemat dois projetos inovadores em Saúde Bucal

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais é o terceiro centro do Brasil a oferecer atendimento odontológico às pessoas com necessidades especiais


A cada ano, o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) avança na excelência do atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de algum tipo de necessidade especial. Criado no mês de julho de 2005, o Ceope é considerado como referência no tratamento da Saúde Bucal para pacientes especiais. “O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais é o terceiro centro do Brasil a oferecer atendimento odontológico às pessoas com necessidades especiais, além também de ser referência para o diagnóstico de doenças da boca e da face”, esclareceu a diretora geral do Ceope, Daniely Beatrice Lago.

O Centro oferece em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP) um curso de Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Odontologia para Pacientes Especiais para dentistas dos municípios do Estado que trabalham no serviço público. Mediante esse propósito por meio de um trabalho coordenado pelo Doutor em Patologia Bucal Arlindo Tadeu Teixeira Aburad,foi inscrito na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Mato Grosso (Fapemat) o Projeto de Pesquisa” Levantamento epidemiológico e análises clínicas e radiográficas das doenças ósseas do complexo bucomaxilofacial em pessoas com necessidades especiais”, que tem por objetivo levantar recursos para aquisição de um aparelho para a realização de radiografias panorâmicas.

“Essa apresentação foi recebida com muita satisfação e tivemos a boa notícia da aprovação do projeto tendo como liberação uma verba de 50 mil reais. Esse projeto visa avaliar as características epidemiológicas das pessoas com necessidades especiais atendidas no Ceope e que são portadoras de doenças nos ossos da boca e da face. Como essas doenças provocam mutilações grandes nos pacientes, elas precisam ser diagnosticadas em fase inicial de desenvolvimento”, destacou Daniely Beatrice.

Daniely explicou ainda que para que isso aconteça, é preciso conhecer com detalhes o comportamento dessas lesões. Os outros componentes da equipe executora são: Artur Aburad de Carvalhosa; Diurianne Caroline Campos França; Taiomara Vieira Mania; Fábio Lima de Almeida; João Milanêz Moreira Jr também são dentistas com formação em patologia bucal, estomatologia, radiologia e Cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial. Em suas carreiras, sempre desenvolveram trabalhos com patologias bucais, radiologia odontológica e pacientes com necessidades especiais.

O segundo projeto denominado “Levantamento epidemiológico das patologias mais freqüentes do complexo Bucomaxilofacial nos pacientes com deficiência”, de zero a cinco anos, atendidos em um centro Odontológico de referência estadual de Mato Grosso, tem como coordenadora a estomatologista Diurianne Caroline Campos França e como Equipe Executora as odontopediatras: Maria Cristina Viana de Arruda; Marla Monica Fagundes Cardoso Ângelo; Vivian Braga Louzada; Juliana Moreno do Nascimento e Marcela Aragonez de Vasconcellos.

A justificativa deste projeto foi da necessidade de um diagnóstico seguro. O atendimento precoce possibilita a descoberta de diversas doenças e síndromes em crianças abaixo de cinco anos com algum tipo de deficiência, nas quais a intervenção imediata é fundamental, evitando necessidades terapêuticas de alto custo e complexidade. “Objetivamos com este trabalho comprovar cientificamente que ações preventivas têm impacto nos índices epidemiológicos, reduzindo a prevalência das patologias do complexo bucomaxilofacial, além de aperfeiçoar os recursos humanos e financeiros”, disse ela.

“A equipe ainda pretende integrar a abordagem científica com as atividades de assistência, colaborando assim com a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde. Essas conquistas vêm fortalecer o brilhante trabalho que a equipe do Ceope está fazendo em prol da clientela especial bem como ser marco inicial da nossa categoria como centro de ensino e pesquisa, referência no Estado de Mato Grosso”, disse Daniely Beatrice.

Tendo como missão promover a assistência odontológica ao paciente especial com equidade, eficiência e responsabilidade social, desde a sua criação o Ceope vem atendendo todas as expectativas no cumprimento dos propósitos para o qual foi criado.

O Centro possui em seu quadro funcional cerca de 115 profissionais com capacidade de atender em média 80 pacientes por dia, distribuídos em 08 ambulatórios e um centro cirúrgico. O corpo clínico é formado por três doutores, um mestre, 18 especialistas, três enfermeiras, duas psicólogas, uma fisioterapeuta, um médico cardiologista e um médico anestesista. “Nesses quase quatro anos de funcionamento, o Centro Estadual já atendeu mais de cinco mil pacientes procedentes de diversos municípios matogrossenses além da capital”, finalizou a diretora geral.

O Ceope está situado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (ao lado do Hospital do Câncer), bairro Morada da Serra, em Cuiabá.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet