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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Coordenação já definiu temas geradores das ''simininas''

Seguindo a linha educacional de Paulo Freire, o Programa Siminina implantou temas geradores ao longo do ano para levar às garotas atendidas a refletir sobre a realidade onde vivem, seja familiar ou social. O objetivo é estimular o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania. Para este ano, a coordenadora Laiza Luz já escolheu assuntos importantes que nortearão as discussões e pesquisas das estudantes. “Essa é uma metodologia importante que vai enriquecer nosso trabalho, ao desenvolver os temas transversais, vamos estimular a crítica, a autocrítica e, quem sabe, a construção de um mundo melhor”.


Uma vez por semana, após passarem 1h30 concentradas nas tarefas escolares, elas terão liberdade para se expressar, trazer informações a partir de pesquisas em livros, revistas, internet, com pais, vizinhos, amigos e professores. Em fevereiro, que é quando se dará o início das aulas, a partir do dia 16 de fevereiro, as duas semanas de atividades estão reservadas para um tema pertinente, que é a integração e a socialização. Será um momento em que as meninas se conhecerão e terão o primeiro contato com os monitores. Tempo de novidades e ansiedade.

No mês de março, a proposta é desenvolver o tema preconceito e boas maneiras. Vai ser a oportunidade de mostrar como acontece e deve ser combatido o preconceito racial, contra mulheres e o bullying, que é um tipo de violência silenciosa que acontece nas escolas. Para abril, em razão do aniversário de Cuiabá, no dia 8, serão trabalhados assuntos relacionados à cultura popular cuiabana. No mês seguinte, maio, o tema é a família, nas relações entre pais e filhos, irmãos e da valorização dos laços afetivos, lembrando que é o mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Laiza pontua que as discussões terão sempre uma vez por semana, intercalando com atividades de lazer, lúdica e cultural, como dança, teatro e coral. Uma vez por semana ainda, as unidades ficam abertas para as visitas do voluntariado, que inclui geralmente pastores, freiras, mães das próprias meninas, empresas e profissionais da saúde.

“Alguns assuntos são práticos, com boas maneiras, que será quando elas vão entender a importância de se sentar e se vestir adequadamente, tem que tomar banho, estar com as roupas limpas, o cabelo bem cuidado e de preferência preso para aulas, tudo relacionado à higiene e à apresentação pessoal”.

Outros temas: meio ambiente e folclore (junho); empreendedorismo (julho); Festival Siminina (agosto); cidadania e Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (setembro); saúde e drogas, lícitas e ilícitas (outubro); esportes e retrospectiva (novembro). As atividades se encerram no último dia útil de novembro.

Programa - Oferece no contraturno à escola, atividades como apoio pedagógico na realização de tarefas escolares, palestras orientativas, aulas de teatro, dança, coral, flauta, atividades lúdicas e de lazer. Nos últimos dois anos, não registrou nenhum caso de gravidez entre as adolescentes. Também tem obtido ótimos índices de aprovação escolar, em 2007, o índice de aproveitamento foi de 98,5%. São atendidas 1,6 mil garotas de sete a 14 anos, em 16 unidades, distribuídas nas quatro regionais.
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