Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Educação

inscreva-se

Estão abertas inscrições para Plano Nacional de Formação

Para participar o docente da escola pública tem de cadastrar o currículo na Plataforma Freire onde também escolhe o curso que deseja fazer. Para conhecer o passo a passo e fazer a inscrição os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br.

Permanecem abertas as inscrições para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Mato Grosso oferece vagas para as áreas de Ciências (60), Física e Biologia (120), no Instituto Federal e Universidade do Estado (Unemat), respectivamente. Devem se inscrever professores da rede pública sem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, lecionando em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura), e bacharel sem licenciatura.


Para participar o docente da escola pública tem de cadastrar o currículo na Plataforma Freire onde também escolhe o curso que deseja fazer. Para conhecer o passo a passo e fazer a inscrição os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br.

Mato Grosso tem a meta de formar de 2009 a 2011 cerca de 15 mil professores, enquanto nacionalmente a proposta é de 330 mil. Todos estes professores estão em sala de aula e não têm licenciatura, nos 17 Estados que aderiram ao Plano. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos à distância. O investimento do governo federal somará R$ 1,9 bilhão.

Plataforma Freire


A plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação (MEC), é a porta de entrada dos professores nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.

É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, ela também é informativa. Os docentes vão encontrar uma série de dados, entre eles, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições, as modalidades de formação para o período de 2009 a 2011.

Para aproveitar todas as informações disponíveis da Plataforma Freire, o professor precisa fazer um cadastro. Entra na plataforma e clica em primeiro acesso, preenche dados, como o CPF e nome completo, cadastra uma senha (com quatro letras e dois números) e informa o e-mail (se não tiver e-mail, a plataforma tem um campo para criá-lo).

A plataforma manda à Secretaria Estadual ou Municipal de Educação todas as pré-inscrições de professores. É a secretaria que vai validar a inscrição, autorizar a participação do professor e enviar o nome dele para a universidade que dará o curso. Com a senha e o CPF cadastrados, o professor acompanha o andamento da sua pré-inscrição diretamente na Plataforma Freire.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet