Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cultura

espetáculo

Cine Teatro Cuiabá fomenta artistas e platéias

Foto: Reprodução

Cine Teatro Cuiabá fomenta artistas e platéias
Abrem-se as cortinas, pois o espetáculo já vai começar. Esta é a rotina que se estabeleceu no Cine Teatro Cuiabá, desde a sua reabertura no mês de maio de 2009. O que antes era um sonho, agora se tornou mais um espaço para que os artistas possam levar ao público seus trabalho e também, uma opção de lazer para os amantes da arte.


Exemplo disso é a participação assídua do jovem Mateus Sandro de Jesus, 13 anos. Mateus conta que assistiu a todos os espetáculos teatrais da primeira temporada no Cine Teatro e também já marcou presença na segunda. “A minha mãe trabalha num prédio aqui perto do Cine Teatro. Todos os dias de manhã eu vinha e pegava um convite para as peças da tarde e da noite. Quando que eu poderia ver peças de teatro assim sem pagar nada?”, conta ele, que já se tornou conhecido dos funcionários da Secretaria de Estado de Cultutra (SEC).

O menino que estuda na 7º série do Colégio Presidente Médici tem seus espetáculos favoritos. “Eu gostei muito de Dom Quixote, Mimesis e Fabrica de Brincadeiras. Gosto também do documentário que passa antes dos espetáculos, não canso de assistir porque ele é bem diferente”, finaliza Mateus.

Para Paulo Medina, da Cia de Dança Vôo Livre, colocar mais um edifício cultural a disposição das artes cênicas ajuda a resolver a problemática do reclame dos artistas por espaço. Medina explica que é importante a disponibilização de um espaço como o Cine Teatro para que o artista possa colocar seu produto á disposição do público. “Ajuda na manutenção da produção artística, das artes cênicas. A cia Vôo livre esta gratificada, o espaço é pequeno, mas é confortável. É um grande acerto”, comenta ele.
A Cia de Dança Vôo Livre completa 18 anos de atuação no estado, e segundo Medina já formou muitas platéias. “A sociedade está colocando a arte como uma necessidade, uma prioridade. É importantíssimo. É resultado da soma de esforços”.

Sobre a soma de esforços, Jéferson Jarcem, do Grupo de Teatro Tibanaré opina dizendo que a união de esforços, o trabalho coletivo entre a mídia, o poder público e os artistas, são elementos essenciais para a formação de Platéias. Ele explica que o Tibanaré sempre busca espaços alternativos, e considera importantíssimo quando se consegue ter um palco disponível na cidade, lembrando que até então, só existiam dois espaços cênicos. “Aí o Governo do Estado surge com um espaço público, que agrega as artes cênicas, o cinema, vemos então, mais uma possibilidade de fomentar novas platéias”, finaliza ele.

O Cine Teatro está com programação até o mês de agosto. Confira, na página da Secretaria de Estado de Cultura:

http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/agenda_info.php?id=264
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet