Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Após compra da BrT, OI demite 50 em MT

A fusão da OI com a Brasil Telecom (BrT) já gerou a demissão de 50 pessoas em Mato Grosso. A maioria dos funcionários hoje desempregados são das áreas de mercado e vendas da nova empresa. Somente nesta segunda (20), 17 empregados foram desligados. Os anúncios de demissões vêm sendo feitos desde fevereiro, quando 400 postos de gerência em todo o país foram eliminados logo no início da compra da BrT. Agora, aos poucos e de forma silenciosa, os cortes atingem cargos inferiores. A OI alega reestruturação das operações.


O Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos de Mato Grosso (Sinttel) vê as demissões como algo muito negativo para o setor, já que os empregados das lojas franqueadas estão sendo substituídos por trabalhadores terceirizados, o que gera insegurança quanto às questões trabalhistas. “Primeiro teremos mais desempregados no Estado; segundo, que a terceirização no setor de telecomunicações gera precarização total das condições de trabalho”, diz Lauro Benedito de Siqueira, diretor-presidente do sindicato.

A remuneração destes trabalhadores é, em média, um terço menor do que a dos assalariados que têm vínculo direto com a empresa, no exercício da mesma atividade. “Os terceirizados também perdem garantias e direitos trabalhistas conquistados através da negociação coletiva”, destaca o diretor-presidente da entidade.

Siqueira ressalta ainda que na época da compra da BRT pela OI, foi negociada uma contrapartida da ANATEL, para que a empresa mantivesse a mesma quantidade de postos de trabalho até 2011. Contudo, os sindicatos, que são contra as demissões, mas não podem evitá-las, se dispõem a negociar sobre a reestruturação e tentam melhorar as condições de desligamento. Por exemplo, o Sinttel conseguiu junto a OI que, em fevereiro, todos que forem desligados até o dia 31 de julho, recebam um incentivo como forma de amenizar as conseqüências da falta de emprego.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet