Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Gripe Suína

Conscientização é a maior ação de controle ao vírus H1N1 em Cuiabá

Com o anúncio do Ministério da Saúde sobre a propagação do vírus H1N1, causador da Influenza A, a “Gripe Suína”, dentro do Brasil, a coordenadora a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Mato Grosso, Edineusa Belarmino de Lima, diz que a estratégia de fiscalização não muda muito, e a maior ação de controle é a conscientização.


Ela explica que as campanhas informativas são fundamentais, assim como o papel da população, já que é necessário que as pessoas se manifestem sobre qualquer sintoma sentido, apresentem-se às autoridades para que as providências sejam tomadas.

Edineusa conta que a orientação do Ministério de Saúde é que os aeroportos possam fazer o cadastro dos suspeitos, o que está sendo plenamente no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, segundo a coordenadora.

Ela explica que o uso de máscaras não foi recomendado de maneira alguma como prevenção ainda, e que não é necessário esse alarde, por hora. Qualquer pessoa que estiver em viagem, vindo para Mato Grosso, e sentir algum dos sintomas durante o vôo, deve avisar a tripulação. Esta se comunica com a torre, que faz contato com a Anvisa. Quando o avião pousa, uma equipe já espera o suspeito em terra.

Campanha

Desde ontem, 20, entrou no ar nas emissoras de TV e de rádio e jornais a nova etapa da campanha do Ministério da Saúde para reforçar, junto à população, a comunicação sobre Influenza A (H1N1). Foram produzidos filmes e spots com informações que esclarecem as formas de contágio, de transmissão e de tratamento da doença. Manter os brasileiros bem informados sobre a nova gripe tem sido uma das preocupações do Ministério, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a disseminação global do vírus causador da doença. O investimento nesta etapa da campanha estimado é de R$ 5 milhões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet