Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Maggi entrega duas retroescavadeiras para fortalecimento de cadeia produtiva

Duas retroescavadeiras serão entregues aos Consórcios Intermunicipais – Vale do Rio Cuiabá e Alto do Rio Paraguai. A ação do governo tem objetivo de desenvolver a cadeia produtiva da piscicultura nessas duas regiões. No total, 28 municípios serão atendidos pelo programa. A proposta prevê a construção de uma lâmina de água de meio hectare para cada família. Cerca de 600 produtores rurais serão beneficiados. As entregas dos maquinários acontecerão na próxima segunda-feira (27.07).


Ainda de acordo com o plano de desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura será criada uma associação de piscicultores no Vale do Rio Cuiabá , na qual será cadastrado e regularizado todas as propriedades da região para que os produtores tenham acesso às linhas de crédito entre outras medidas.

Além disso, implantar um Centro Integrado da Pesca Artesanal e Aquicultura (Cipar), de grande porte, para atender a demanda de industrialização do pescado, no Consórcio do Vale do Rio Cuiabá e implantar um minientreposto a fim de atender a demanda de industrialização do pescado no Consórcio Alto do Rio Paraguai. As ações estão de acordo com o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Aquicultura, que será lançado no 2º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce no mês de agosto em Cuiabá.

De acordo com o secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, a ideia é proporcionar o desenvolvimento de forma integrada em toda a cadeia produtiva entre os consórcios envolvidos. De fato, as duas localidades são consideradas as regiões mais importantes no que diz respeito à produção de peixes de Mato Grosso.

Ainda de acordo com o secretyário, o governo irá oferecer assistência técnica, capacitação dos produtores, além de outros investimentos previstos dentro do programa, como é o caso de linhas de crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf para a Aquicultura, do Banco do Brasil. “A intenção nossa é oferecer uma garantia de produção de modo completo com toda a assistência necessária”, ressaltou o secretário de Projetos Estratégicos.

A iniciativa recebe apoio do Banco do Brasil, Sicredi, Empaer, Seder, Sema, MT Regional e Sistema Senar de Aprendizado.

SERVIÇO

No Vale do Rio Cuiabá a entrega da retroescavadeira acontece às 8h30, no município de Nossa Senhora do Livramento, na comunidade Ribeirão dos Cocais. A entrega contará com a presença do governador Blairo Maggi e lideranças locais.

Já no Consórcio Alto do Rio Paraguai a entrega acontece nas futuras instalações do frigorífico de peixe, no Distrito Industrial, em Alto Paraguai. O horário previsto é às 14h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet