Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Fiscalização

Com auxílio da tecnologia, Ibama impede que 900 hectares de floresta seja derrubado em Mato Grosso

Foto: Da Assessoria/ Ibama

Com auxílio da tecnologia, Ibama impede que  900 hectares de floresta seja derrubado em Mato Grosso
Um desmatamento no interior de Mato Grosso que poderia ter chegado a 1500 hectares foi cessado por fiscais do Ibama. A área em questão fica entre os municípios de Nova Maringá (400 Km da capital) e Juara (640 Km de Cuiabá), centro-norte de Mato Grosso. Os agentes flagraram desmatamento ilegal com uso de correntão (corrente que tem suas extremidades presas a dois tratores que andam, simultaneamente, derrubando a floresta).


Leia mais:
Após dois dias, caminhoneiros liberam rodovia próxima a Rondonópolis; 6 cidades continuam fechadas
 
De acordo com a assessoria do Ibama, quando os fiscais chegaram, com 617 hectares desmatados, eles pararam o que poderia se transformar em degradação ambiental de grandes proporções. O proprietário já foi identificado e autuado, e a multa ultrapassa os R$ 3 milhões.
 
Essa ação é um exemplo fiscalização através da tecnologia. Satélites com imagens de alta resolução rastreiam a floresta 24 horas por dia em busca de situação de desmatamento. Equipes em viaturas preparadas e helicópteros vão diretamente ao ponto, racionalizando tempo e diminuindo o número de agentes.


 
Assim que as imagens chegaram, as equipes partiram para o local, prontas para dar o flagrante e fazer os procedimentos. “A fiscalização conseguiu evitar que cerca de 900 hectares de floresta nativa caísse.Esse é um alvo muito impactante, pois o desmatamento foi feito com uso de correntão, que é a pior forma de degradação e arranca árvores nas raízes, deixando a área sem a mínima chance de sobrevivência. Perdem o solo, a floresta e os animais que vivem ali”, afirmou Maria Luíza Gonçalves de Souza, responsável pela Coordenadoria de Operações de Fiscalização do Ibama (Cofis), através da assessoria.
 
Na ação, foram apreendidos os dois tratores de esteira e o correntão utilizados. Tudo foi levado para o município de Juína, onde ficará depositado na prefeitura até que o processo seja concluído. Em havendo o perdimento dos bens, eles serão doados ao município.
 
“Temos contado com as prefeituras, que estão tomando consciência de que a floresta em pé é mais valiosa do que derrubada. Elas estão do nosso lado”, comemorou Marcus Keynes, superintendente do Ibama em Mato Grosso, que foi ao local entregar o auto de infração ao advogado do infrator.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet